Em reunião ordinária, Conselho de Administração aprova Planejamento Estratégico da Agência Peixe Vivo

Adriano Magalhães, Secretário de Meio Ambiente do Governo de Minas, e Vitor Feitosa, presidente do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo
12/11/2012 - 16:05

A 11ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo, realizada no dia 09 de novembro em sua sede, reuniu 26 participantes, entre membros do Conselho de Administração e convidados. Entre os presentes, a reunião contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães. Na ocasião, a diretoria da Agência Peixe Vivo apresentou os resultados e previsões relativas ao Planejamento Sistêmico Estratégico que está sendo implementado na entidade. O orçamento previsto para a Agência Peixe Vivo em 2013 também foi apresentado para discussões, entre outros assuntos.

Planejamento Sistêmico Estratégico

O presidente do Conselho de Administração, Vitor Feitosa, ao abrir a reunião, falou sobre a atuação da Agência Peixe Vivo. Segundo ele, a Agência Peixe Vivo precisa operar como uma empresa, pois possui uma diretoria executiva profissionalizada e um conselho com 15 representantes de usuários e terceiro setor que se reúnem a cada três meses. “Na interface com os comitês, a agência é um órgão técnico-administrativo e o comitê é o órgão político-institucional. O conceito de governança que estamos implementando com o Planejamento Sistêmico Estratégico é para negociar quais são os indicadores pelos quais seremos avaliados pelos comitês” – assegurou.

Luiz Henrique Rodrigues, Coordenador da equipe da Universidade Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, responsável pela condução do processo que resultou na elaboração do Planejamento Sistêmico Estratégico para a Agência Peixe Vivo, ponderou que esse modelo é definido como uma competência para avaliar o impacto das decisões no tempo e no espaço. Ele lembrou que “a questão do pensamento sistêmico não é reagir, mas convergir para a evolução das ideias conjuntas”. A diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira, apresentou os resultados e os próximos passos da Agência em relação ao Planejamento, que foi aprovado e aplaudido.

O desafio da Gestão dos Recursos Hídricos

Convidado especial do Conselho de Administração, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, agradeceu o convite e disse que a área dos Recursos Hídricos é nova e precisa definir melhor seus caminhos. “É uma linha da sociedade se organizando, uma figura diferenciada que a legislação ainda não tratou bem e precisa determinar seu arcabouço legal. Acho que a agência tem um papel importante, precisa ser fortalecida e definir os rumos para o futuro” – adiantou. Ao se despedir o secretário convidou a Agência Peixe Vivo para fazer uma apresentação do seu Planejamento Sistêmico Estratégico ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH e ao Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM.

A representante do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Patrícia Boson, falou sobre a importância do sistema de gestão de recursos hídricos, que exige co-responsabilidade. Ouça trecho da entrevista com Patrícia Boson (2’07”):

Patricia Boson – IBRAM – CBH São Francisco by Agência Peixe Vivo

Planejamento orçamentário Agência Peixe Vivo

A diretora geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, apresentou o planejamento orçamentário da agência para o ano 2013, que foi aprovado pelo Conselho de Administração. Foi autorizada ainda a contratação de Ouvidoria para a Agência Peixe Vivo, que, no entanto, ainda necessita de modelos para ser apresentado na próxima reunião,  programada para fevereiro de 2013.

Confira mais fotos da reunião do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo:Fonte: Assessoria de Comunicação Agência Peixe Vivo