Codevasf e IEF irão investir 3 milhões em preservação de matas e nascentes no Alto São Francisco

29/10/2012 - 11:41

“Um programa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) pretende proteger as matas ciliares e as nascentes das microbacias do Alto São Francisco em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste.

Para o projeto estão sendo investidos cerca de R$3 milhões e há dois objetivos: controle de erosão e proteção ambiental. “Essa área já tem uma regeneração específica e a cerca vai proteger esse fragmento para que não ocorram ações como a entrada de gado que vão prejudicar as nascentes existentes”, explicou o supervisor regional Rodrigo Goulart.

Uma caminhonete do IEF carregada de mourões e arames chegou ao sítio da aposentada Maria Lúcia Gonçalves. O material foi cedido para que ela possa construir uma proteção na área de mata ciliar e nascentes na propriedade dela. “Nós fornecemos o material para cercamento e quando é necessário também fornecemos mudas para serem plantadas para recuperação das áreas”, explicou o gestor do projeto de controle de processos erosivos, Geraldo Magela.

Na propriedade, aproximadamente 500 metros de cerca serão construídos. Quase dois hectares de área devem ser isolados e parte da mata será recuperada. “Eu fico muito feliz de saber que é um afluente do São Francisco e que eu cuidando daqui estarei cuidando do rio São Francisco também”, disse Maria Lúcia.

Aproximadamente 200 nascentes em 14 microbacias do Alto São Francisco devem ser protegidas. “São nascentes que estão degradadas e que o isolamento e plantio de mudas vão fornecer o instrumento necessário para recuperação dá área”, contou Rodrigo.

Na fazenda do produtor Halim Souki, parte da cerca já foi construída e os resultados já começaram a surgir. “Depois que começou a preservação aqui começaram a aparecer as nascentes, melhorou o volume de água e a tendência é cada vez melhorar”, disse o produtor.”

Fonte: www.g1.globo.com