Agência Peixe Vivo participa da Cúpula dos Fundos de Água no México

23/07/2019 - 21:03

A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, e o presidente do Conselho de Administração, Odorico Pereira de Araújo, participaram do “Cumbre de Fondos de Água” (Cúpula dos Fundos de Água), realizado nos dias 17 e 18 de julho, na Cidade do México. O evento teve como tema “Não há água a perder” e contou com a participação de mais de 250 especialistas e tomadores de decisões internacionais de todos os setores para acelerar a agenda da água e construir juntos um futuro melhor.

O encontro teve como objetivo apresentar o estado da arte em segurança hídrica em nível global, regional e nacional e com isso fazer uma chamada para abordar urgentemente os principais desafios enfrentados pelas cidades da região. Um dos objetivos importantes da Cúpula é promover a inovação e a transformação digital entre os Fundos de Água como um aspecto chave para garantir um futuro com água. Desta forma, o evento buscou identificar os indicadores mais adequados que permitirão avaliar o progresso em direção à segurança hídrica e a contribuição dos Fundos para ela.

A diretora-geral da Agência Peixe Vivo comenta que foram dois dias intensos de evento com uma combinação de conferências, plenárias e sessões simultâneas com workshops sobre mecanismos de decisão e ação, finanças sustentáveis, novas tecnologias e novas formas de enfrentar os desafios do uso sustentável da água. “Participar da Cúpula dos Fundos de Água foi uma oportunidade de conhecer como os 24 Fundos de Água que já foram criados estão funcionando e, ainda, compartilhar experiências com os gestores destes Fundos”, disse.

O presidente do Conselho de Administração da Peixe Vivo, Odorico Araújo, ressalta a importância do evento quanto aos desafios relacionados à situação hídrica na América Latina. “E que a água, pela sua importância, deverá ter uma agenda separada da área ambiental em decorrência das interferências e ameaças dos efeitos das mudanças climáticas. Não cabe mais termos uma visão de túnel e sim uma visão panorâmica da situação hídrica”, afirma.

Várias organizações das Américas Latina e Central estiveram presentes para estudar as diversas formas de financiamento de projetos de proteção dos mananciais. A delegação brasileira contou com 12 pessoas das seguintes instituições: Agência Nacional de Águas (ANA), The Nature Conservancy (TNC Brasil), Agência Peixe Vivo, Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Os projetos são coordenados pela TNC (The Nature Conservancy), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP).

Para mais informações acesse https://www.cumbrefondosdeagua.com/

 

*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Célia Fróes