Assembleia Geral da Agência Peixe Vivo tem novos membros

01/06/2020 - 9:57

Os membros da Assembleia Geral da Agência Peixe Vivo reuniram-se de forma extraordinária, por videoconferência, na sexta-feira (29 de maio), para indicar novos membros para o Conselho de Administração da instituição. Júlio Nery passa a ocupar a vaga de independente no Conselho e Gilberto Tiepolo representa o segmento da sociedade civil.

Júlio Nery é engenheiro de Minas, atua como diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e possui mais de 40 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente. Já Gilberto Tiepoloé coordenador de Floresta e Ação Climática da The NatureConservancy (TNC) e tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza.

A diretora da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, deu boas-vindas aos novos membros do Conselho de Administração. “Estamos muito contentes com os novos membros e eu, em nome da equipe da Peixe Vivo, dou boas-vindas aos novos membros. Será uma grande contribuição pela experiência que cada um possui na área ambiental”, disse.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior da Agência Peixe Vivo. É composto por quatro representantes dos usuários de água, sendo que dentre eles é eleito o presidente do Conselho; dois representantes da sociedade civil e três representantes independentes, que não necessariamente possuam vínculo direto com entidade associada. Os membros do Conselho devem possuir alinhamento com os valores da organização; conhecimento do negócio e das atividades desempenhadas e demonstrar conhecimento em áreas correlatas à gestão de recursos hídricos.

Repasses

A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, comunicou que a Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu a cobrança pelo uso da água por 120 dias. “Com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia do Coronavírus, a ANA suspendeu por quatro meses o pagamento da cobrança pelo uso da água bruta em rios de domínio da União. A medida nos deixa em alerta, visto que a Peixe Vivo exerce a função de delegatária do CBH do Rio São Francisco. Os impactos serão grandes, potencializando a difícil situação de custeio da Peixe Vivo”.

Além disso, Célia Fróes abordou a questão do contingenciamento dos recursos da cobrança pelo uso da água por parte do Governo de Minas Gerais.

Durante a reunião também foi informado sobre as medidas da Peixe Vivo frente a pandemia do Coronavírus com os funcionários trabalhando de forma remota, cumprindo as orientações das autoridades de saúde.

Participaram da videoconferência Luiz Cláudio Castro Figueiredo (Vale), Jadir Silva de Oliveira(FIEMG/SIAMIG), Gustavo Simões (Cedro Cachoeira), Nelson Guimarães (Copasa), José de Castro Procópio (Instituto Guaicuí), Márcio Tadeu Pedrosa (ABES/MG), Weber Coutinho (Associação Comunitária de Recuperação da Bacia da Pampulha), Francisca Paula Martins (ADAO), Gilberto Tiepolo (TNC), Júlio Nery (independente), Laura Fernanda Alves Nazareth (representando Leonardo Guimarães Ribeiro – Arcelor Mittal), Renato Júnio Constâncio (Cemig), Tarcísio de Paula Cardoso (ACOMCHAMA), Vitor Feitosa (Sindiextra), João Carlos de Melo (IBRAM), Francesco Reale (Sindifer)e dos representantes da Agência Peixe Vivo: Célia Fróes (diretora-geral), Berenice Coutinho (gerente de Administração e Finanças), Rúbia Mansur (gerente de Integração), Natália Aguiar (jurídico), Simone dos Santos Reis (gerente de Gestão Estratégica), Thiago Campos (gente de Projetos) e Ohany Vasconcelos (analista ambiental).

*Texto: Luiza Baggio