Entrevista com Simone Reis – gerente de Gestão Estratégica da Agência Peixe Vivo

04/08/2020 - 15:18

Afinal, o que é gestão estratégica? Conversamos com a Gerente de Gestão Estratégica da Agência Peixe Vivo, Simone dos Santos Reis, para esclarecer a questão.

Em 2019, ao realizar a reestruturação de sua equipe, a Agência Peixe Vivo criou a Gerência de Gestão Estratégica e incorporou em seu quadro de colaboradores Simone Reis que é formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, a gerente cursa mestrado em Gestão de Projetos e Recursos Humanos. Simone possui mais de 20 anos de experiência em Gestão Empresarial em segmentos como Serviços, Educação e Tecnologia da Informação.

Confira a entrevista abaixo:

O que é gestão estratégica? Qual a diferença de planejamento estratégico?

Gestão Estratégica é o gerenciamento de todos os recursos de uma organização para alcançar objetivos e metas. Como o nome sugere, representa uma maneira de gerir toda uma empresa com foco em planos estratégicos que passam por toda a estrutura organizacional.

Portanto, a Gestão Estratégica  envolve definição de objetivos, análise do ambiente competitivo e da organização, avaliação de estratégias, implantação e acompanhamento. Em um processo de Gestão Estratégica é identificado como a organização se posiciona em comparação com os seu respectivo segmento, reconhecendo oportunidades e ameaças, sejam internas ou externas.

O  processo de Gestão Estratégica,  engloba a análise de decisões antes de implementá-las. As etapas envolvem: análise das forças e fraquezas internas e externas; formulação de planos de ação; execução de planos de ação; avaliação dos planos.

Já o planejamento estratégico  é uma poderosa ferramenta de gestão, utilizando uma metodologia  para estabelecer metas,  otimizar recursos, mobilizar ações e contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva, visando o alcance de objetivos que sejam benéficos para a organização, contribuindo para o alcance dos objetivos.

Recentemente, a Agência Peixe Vivo elaborou um novo planejamento estratégico. Quais os objetivos desse novo planejamento?

Em 2020, a Agência Peixe Vivo fez uma revisão do planejamento estratégico, considerando participação da Diretoria Executiva e de toda equipe.

Neste processo foi possível traduzir de forma mais assertiva os objetivos da organização, além de definir as metas por área de forma mais clara para mensuração e apuração da evolução das ações.  Este processo permitirá a APV a capacidade de adaptar-se diante das mudanças no cenário interno e externo, traçando planos de ação e também planos emergenciais.

Para a implementação do planejamento estratégico foram adotados os  seguintes objetivos: fortalecimento institucional para implementação dos projetos; análise de ações para celeridade na execução de projetos; análise de ações para planos de comunicação, campanhas de divulgação e mobilização social; desenvolvimento das ações com ampla divulgação; estreitamento dos intercâmbios com os Comitês; melhoria da infraestrutura; ampliação da capacitação; projetos de engajamento; modernização da TI.

Por que é importante o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico descreve onde a organização deve chegar e define para onde a organização está se dirigindo. O que determina a importância do planejamento estratégico é o impacto de toda a organização nas decisões. Ele fica acima e cumpre o papel de informar todos os outros planos da organização. É, portanto, uma espécie de mestre condutor de todos os planos de ação.

Também é preciso dizer que o planejamento estratégico pode fornecer uma orientação estratégica global para a gestão da organização e dá uma direção específica para cada área alcançar a meta.

Qual a premissa para construção de um planejamento estratégico?

A premissa é a definição dos princípios fundamentais de uma organização que são missão, visão e valores,  esse tripé que confere identidade e propósito para uma organização. Sem esse tripé, é praticamente impossível construir um planejamento estratégico e guiar as decisões feitas dentro da instituição de modo a atingir os resultados esperados.

Em resumo,  missão é o propósito da organização, o motivo pelo qual ela existe e trabalha todos os dias. Já a visão é a declaração de onde a organização quer chegar, um grande objetivo a ser alcançado a longo prazo, e os valores são os princípios a serem seguidos em todas as ações da organização, devendo ser visíveis tanto interna quanto externamente.

Peter Drucker, grande especialista da área de administração, diria que a missão é o que define uma empresa, e que não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.

Os princípios fundamentais que norteiam a Agência Peixe Vivo, são: 1) Missão:  atuar na gestão de Recursos Hídricos de forma integrada com os entes do Sistema para contribuir na melhoria da qualidade e quantidade das águas; 2)  Visão: ser reconhecida como referência na gestão de Recursos Hídricos por nossas ações para a melhoria da quantidade e qualidade das águas até 2021 e 3) Valores: integridade, credibilidade, trabalho em equipe e fazer a diferença.

Quais são os principais projetos que a Gerência de Gestão Estratégica da Agência Peixe Vivo está desenvolvendo no momento?

– Criação e coordenação do Comitê de Crise – para enfrentamento com medidas de prevenção à infecção e propagação do novo Corona vírus;

– Normatização de  um instrumento de diagnóstico, planejamento, gestão de recursos e processos;

– Elaboração do planejamento de tecnologia da informação (PETI) e o plano diretor de tecnologia da informação (PDTI);

– Articulação e revisão das metas com cada área;

– Aplicação e acompanhamento de avaliação de desempenho da APV;

– Atualização da Análise de Swot e BSC (Balanced Scorecard);

– Articulação para apuração e revisão das metas estratégicas;

– Estudo de modernização de Sistemas Integrados;

– Articulação de premissas para atualização do Planejamento Estratégico.

 

*Por Luiza Baggio