Membros dos Comitês de Bacia do Rio Araguari e Rio Paranaíba e da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA) visitaram, na última terça-feira (27 de fevereiro), a Agência Peixe Vivo a fim de conhecer o modelo da plataforma SIGA Rio das Velhas, desenvolvido pelo ComiT6e da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).
O SIGA Rio das Velhas é uma plataforma tecnológica que realiza a gestão do conhecimento produzido, permitindo o acesso de forma abrangente e colaborativa ao conjunto de informações a respeito da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O CBH Rio das Velhas tem a finalidade de realizar o bom gerenciamento de suas informações com esta plataforma. Por isso, está desenvolvendo este sistema que tem uma base completa de informações. Além de uma plataforma tecnológica, o sistema também uma ferramenta de gestão.
O membro do CBH Araguari, Sylvio Luiz Andreozzi, falou sobre a expectativa na criação de um sistema de informação para a Bacia do Rio Araguari. “A ideia de implementação de um siga na bacia do Araguari esta sendo gestado a um tempo. O CBH Araguari faz parte de uma Bacia estadual que participa de uma Bacia Federal, igual acontece com o CBH Rio das Velhas. Estamos aqui para ver o deu certo e o que não deu no Siga Rio das Velhas. Como o investimento para um o desenvolvimento de um sistema é alto não podemos errar”, afirmou.
O sentimento do membro do CBH Paranaíba, Luiz Humberto de Freitas Souza é o mesmo. “Desenvolver um sistema não é fácil. Estamos começando do zero e ter um modelo, como o do Siga Rio das Velhas, é importante para evitar erros”, disse.
O assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou o Siga Rio das Velhas aos presentes e a experiência na construção do sistema.
Veja fotos da reunião
* Por Luiza Baggio