Encerrou-se no final de agosto de 2012 a última turma do “Curso de Capacitação de Agentes Gestores de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais”. O Curso foi uma realização da Agência Peixe Vivo em parceria com o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com o apoio da Faculdade FEAD.
Dividido em 5 turmas, que tiveram aulas em 3 módulos de estudos – Hidrogeologia, Hidrologia e Mediação de Conflitos, o curso foi oferecido gratuitamente e realizado entre novembro de 2011 e agosto de 2012, em Belo Horizonte. Ao todo foram 248 alunos participantes, entre profissionais do IGAM, da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada do Estado, da Subsecretaria de Gestão e Regularização Ambiental Integrada, das SUPRAMs – Superintendências Regionais de Meio Ambiente, e membros das Câmaras Técnicas dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais.
Ministrado por profissionais altamente qualificados, o curso teve o objetivo de difundir conhecimentos técnicos visando a melhoria do planejamento e gestão de recursos hídricos no estado de Minas Gerais.
Avaliação positiva do curso
Segundo Ana Cristina da Silveira, Diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, o curso atendeu às expectativas e foi muito bem recebido pelos participantes. “Acreditamos que o curso tenha contribuído para a melhoria da capacitação desses profissionais, além de ter proporcionado uma maior integração entre os agentes gestores dos recursos hídricos do Estado e os membros dos Comitês de Bacia Hidrográfica. A nossa idéia é continuar oferecendo cursos de capacitação para que o sistema de recursos hídricos funcione cada vez melhor”, concluiu Ana Cristina.
Ao final do curso, os alunos responderam uma avaliação sobre as atividades desenvolvidas. O resultado dos questionários demonstra a satisfação da grande maioria dos alunos em relação ao conteúdo do curso, ao material didático, carga horária, corpo docente e outros itens.
Confira os depoimentos de alguns participantes, colhidos durante a realização curso:
Fernanda Maia Oliveira – Gerência de Cobrança pelo uso da água do IGAM “O nível dos profissionais que estão aplicando o Curso é excelente e o conteúdo também é muito relevante. O curso está trazendo muitos benefícios, em termos de revisar alguns conceitos, tirar dúvidas (…) Todas essas informações trazem mais embasamento, mais informações e mais segurança pra gente prestar um serviço de qualidade para a comunidade.” Fernando Alves Lima – Consultor e Professor de Hidrologia “A formação dos participantes do curso é muito distinta: engenheiros ambientais, geógrafos, engenheiros civis, arquitetos, advogados, então está sendo muito interessante essa diversidade (…) Em algumas situações, cada um absorve um pouco mais das informações vinculadas ao que é relacionado ao dia a dia de trabalho dele, citando exemplos e se inserindo em situações onde podem aplicar aquele conhecimento que a gente está tentando passar. (…) Eugênio Paccelli Lara – Secretário do meio ambiente de Carmo do Cajuru – Membro do CBH Pará “Aqui no curso, alguns alunos têm especialização em uma área específica, mas todos estão elogiando muito essa possibilidade de acessar um conteúdo mais universal sobre os assuntos que trabalham. É importante também para entender os procedimentos e saber onde recorrer em caso de alguma novidade na nossa área de atuação. Pra mim é como um prêmio poder participar de um curso como esse, uma oportunidade extraordinária.” Claudio Moreira da Silva – Superintendência de Gestão Ambiental da Semad “O que eu acho mais interessante é essa possibilidade de integração. O cara que trabalha com outorga, com o outro que trabalha com fiscalização de indústria, com o outro que trabalha com loteamento… Você começa a ter uma disseminação de informação muito importante. Na minha turma está havendo uma dinâmica muito interessante, com muito exemplos e etc”. “O curso me parece excelente e está sendo muito interessante. O ambiente é muito bom, os professores são de excelente qualidade, o local é adequado, os horários estão bem planejados… muito bom mesmo. Seria uma proposta a se pensar, inclusive, de levar esse curso para o nosso comitê também (o CBH SF4), pra que mais gente possa participar e pra nos qualificar melhor.” |