A Agência Peixe Vivo publicou mais dois editais para contratação de empresas que irão executar projetos hidroambientais previstos para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Os Atos convocatórios Nº 01/2013 e Nº02/2013, abrem concorrência para projetos a serem realizados na região do Baixo São Francisco, nas Bacias do Rio Boacica e do Rio Piaui. Desta vez, os municípios a receberem as ações para a melhoria da qualidade e quantidade de suas águas são Arapiraca, Campo Grande e Feira Grande, todos em Alagoas.
Os interessados podem obter mais detalhes sobre os procedimentos para a participação nos editais na página de Atos Convocatórios do site da APV Peixe, relativos ao Contrato de Gestão 014/ANA/2010: CLIQUE AQUI E ACESSE.
Projetos hidroambientais do Comitê de Bacia do Rio São Francisco
Os projetos hidroambientais previstos em 2012 para a bacia do Rio São Francisco foram indicados e aprovados pelo Comitê do Rio São Francisco e estão sendo contratados pela Agência Peixe Vivo com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia. Saiba mais sobre os projetos hidroambientais no site do CBH Rio São Francisco: CLIQUE AQUI.
Conheça melhor os projetos em licitação para o baixo Rio São Francisco
Ato Nº 01/2013 – Levantamento e diagnóstico de nascentes na Bacia do Rio Piaui
Valor máximo estimado: R$ 314.825,00 (trezentos e quatorze mil, oitocentos e vinte e cinco reais)
Objetivo Geral: O objetivo principal é promover a recuperação, conservação e aproveitamento das águas das nascentes da região hidrográfica do Piauí, composta pelas bacias hidrográficas dos rios: Batinga, Boacica, Itiúba, Perucaba, Piauí e Tibiri. A primeira fase do projeto consistirá no levantamento e diagnóstico do estado das nascentes de água da bacia do rio Piauí, com o envolvimento das comunidades das respectivas regiões.
Ato Nº 02/2013 – Projeto para obras e serviços hidroambientais na Bacia do Rio Boacica
Valor global estimado: R$ 594.170,00 (quinhentos e noventa e quatro mil cento e setenta reais)
Objetivo Geral: O objetivo geral é promover a recuperação hidroambiental da bacia do rio Boacica, Municípios de Feira Grande e Campo Grande, estado de Alagoas, por meio de intervenções voltadas para a adequação de estradas rurais e proteção de áreas de vegetação ciliar nas terras da aldeia Tingui-Botó, bem como ações educativas e de comunicação para as populações locais, contribuindo desta forma para redução de processo de assoreamento de mananciais hídricos e conservação das áreas de nascentes, melhorando consequentemente a disponibilidade e qualidade das águas.