O evento acontece entre os dias 14 de 18 de setembro, no auditório do Instituto de Geociências da UFMG (IGC).
Confira a programação:
Dia: 14/09
Horário: 10:00 horas
Local: Auditório IGC – Instituto de Geociências – UFMG
Tema: Aquíferos cársticos no contexto da Bacia do Rio São Francisco.
Palestrantes: Dora Atman e Paulo Pessoa
Dora Atman é geóloga com graduação e mestrado na UFMG. Trabalha na empresa Hidrovia com hidrogeologia e meio ambiente.
Paulo Pessoa é hidrogeólogo Sênior com 27 anos de experiência na área de hidrogeologia. Mestrado na USP e doutorado na UFMG. Experiência na execução e coordenação de estudos hidrogeológicos em áreas cársticas. Já atuou como técnico da CPRM, COPASA/MG e atualmente é sócio diretor da empresa Hidrovia Hidrogeologia e Meio Ambiente.
Dia: 14/09
Horário: 14 horas
Local: Auditório IGC – Instituto de Geociências – UFMG
Tema: Cavernas em ferro – O entrave à mineração e o desafio à conservação.
Palestrante: Augusto Auler
Augusto Sarreiro Auler é graduado em Geologia pela UFMG, com especialização em Hidrogeologia em Madrid, mestrado em Hidrologia nos Estados Unidos , doutorado em Geografia Física e Geocronologia na Inglaterra, pós-doutorado em Paleoclimatologia pela UFMG. Fundador de organizações de cunho espeleológico e consultor ambiental especializado em terrenos cársticos , além de participação do Instituto do Carste e na pesquisa e publicação técnico científica na produção em periódicos, livros e capítulos de livros, principalmente sobre o tema ‘carste’.
Dia: 14/09
Horário: 16 horas
Local: Auditório IGC – Instituto de Geociências – UFMG
Tema: Fragilidade, uso e conservação de aquíferos cársticos.
Palestrantes: Vitor Moura e Luciana Alt
Vitor Moura é doutor em análise ambiental, pelo IGC da UFMG e mestre em teoria e prática do projeto arquitetônico, pela UFMG e graduado em arquitetura e urbanismo. Atualmente é consultor ambiental, atuando em projetos em unidades de conservação, projetos de análise e licenciamentos ambientais. Membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas e membro da diretoria do Instituto Carste.
Luciana de Resende Alt é mestre em Geografia com Ênfase em Análise ambiental pelo IGC-UFMG, especialista em Engenharia Sanitária e ambiental pela DESA – UFMG e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas desde 1992. Sócia fundadora e membro do Instituto do Carste e possui uma vasta produção de trabalhos sobre espeleologia e carste.
Dia: 14/09
Horário: 18 horas
Local: Auditório IGC – Instituto de Geociências – UFMG
Tema: Governança em Recursos Hídricos.
Palestrantes: Patrícia Boson e Maria de Lourdes Pereira dos Santos
Patrícia Helena Gambogi Boson é engenheira civil formada pela PUC , com pós – graduação em administração financeira pela Fundação Dom Cabral e mestranda em Tratamento de Informações Espaciais pela PUC/MG. Possui larga experiência em hidrologia superficial, climatologia, drenagem urbana, planejamento e gestão ambiental e de recursos hídricos, formulação de políticas públicas e institucionais na área de ciência e tecnologia, meio ambiente e recursos hídricos.
Maria de Lourdes Pereira dos Santos é graduada em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Geologia na mesma instituição, com enfoque em hidrogeologia. Atuou profissionalmente como geóloga no Grupo ENGEVIX e como Engenheira Master na Vale.
Fonte: ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF