Saiu o resultado da nota final do Ato Convocatório nº 016/2012 do Contrato de Gestão nº 003/IGAM/2009, para “Contratação de serviços técnicos especializados para elaboração dos estudos de atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, denominado PDRH Rio das Velhas”.
De acordo com o Diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon, todas as empresas que concorreram foram consideradas aptas e a maior pontuação foi obtida pelo Consórcio Ecoplan-Skill. Aguarda-se agora a homologação do resultado, que será publicado no site da Agência Peixe Vivo.
A ata de classificação das empresas já está disponível no site da Agência Peixe Vivo, na página com os atos convocatórios do Contrato de Gestão nº 003/IGAM/2009 – Ato Convocatório nº 016/2012: ACESSE AQUI.
Novo Plano Diretor de Recursos Hídricos para a Bacia do Rio das Velhas
A empresa vencedora vai atualizar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, o PDRH Rio das Velhas. A principal motivação dessa atualização é compatibilizá-lo com o quadro atual existente na bacia hidrográfica de demandas, quantidade, qualidade, planejamento e gestão dos recursos hídricos. O PDRH necessita de uma revisão, especialmente na verificação dos impactos das atividades antrópicas na bacia, no estabelecimento de áreas prioritárias para conservação, na identificação dos conflitos pelo uso da água e no atendimento de diversas demandas específicas identificadas pelas Câmaras Técnicas do CBH Rio das Velhas. Clique e confira o Plano Diretor em vigor na Bacia do Rio das Velhas.
Unidades Territoriais Estratégicas na Bacia do Rio das Velhas – UTE
A atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia do rio das Velhas – PDRH tem como principal eixo metodológico a adoção da Unidade Territorial Estratégica – UTE como unidade de estudo e planejamento das metas e ações para gestão dos recursos hídricos da bacia do rio das Velhas. As UTE foram aprovadas pelo Comitê em fevereiro de 2012, com a Deliberação Normativa Nº 01/2012: acesse a deliberação no site do CBH VELHAS. Além disto, deve-se destacar a proposta de desenvolvimento do diagnóstico destas UTE a partir da sobreposição da leitura técnica dos especialistas e de uma percepção da população local sobre a realidade da bacia.
O Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do rio das Velhas foi concluído em 2004 e não foi dividido em sub-bacias dos seus principais tributários. Na época adotaram-se três regiões de estudo, denominadas de Alto, Médio e Baixo rio das Velhas. Ouça a entrevista com Rogério Sepúlveda, Presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas, que fala sobre a criação das Unidades Territoriais Estratégicas na Bacia do Rio das Velhas. A entrevista foi realizada em fevereiro de 2012 (1’51”):
Rogério Sepulveda – CBH Velhas – II Encontro de Subcomitês by Agência Peixe Vivo