Reunião do Comitê SF4 debate estudos sobre construção de 5 PCHs no Rio Abaeté

24/10/2011 - 14:08

O  Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias – CBH SF4, realizou sua última reunião extraordinária em outubro de 2011. Entre outros assuntos, foram apresentados os estudos da empresa “Ômega Energia Renovável” para a construção de 5 Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Abaeté. A reunião contou com a participação de toda a diretoria do CBH Entorno da Represa de Três Marias, além de representantes da empresa Ômega Energia Renovável, demais conselheiros do Comitê e outros convidados.

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs

Um dos principais pontos da pauta foi a apresentação da Empresa “Ômega Energia Renovável”. A empresa é responsável pelos estudos de engenharia e ambientais para a construção de cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, no Rio Abaeté: Cachoeira Comprida, Canoas, Alemães Baixo, São Gonçalo e Palmeiras. A empresa tem como foco principal as PCHs, além da co-geração de energia por biomassa da cana de açúcar e da energia eólica (confira o site). O gerente de Meio Ambiente da empresa, Raphael Romanizio, ministrou a palestra “Estudos de construção de Pequenas Centrais Hidreletricas no Rio Abaeté”. Ele expôs os valores, a visão e os trabalhos já realizados pela empresa, falou sobre o potencial energético do Rio Abaeté e características das cinco PCHs em estudo. Falou ainda sobre as licenças ambientais prévias, de instalação e de operação, estudos e relatórios de impactos ambientais. Discorreu também sobre a bacia e sub-bacia do rio Abaeté, a ictiofauna, as reservas e sua disponibilidade hídrica.

Após a apresentação dos trabalhos da empresa Ômega, os participantes da reunião puderam esclarecer suas dúvidas. Eles questionaram as propostas de construção, os estudos de impacto ambiental na fauna e flora e, principalmente, na ictiofauna do Rio São Francisco, que utiliza o Rio Abaeté como local de desova, além da qualidade e quantidade das águas. Houve grande manifesto entre a sociedade com relação à construção destas PCHs, pois todos temem a perda da ictiofauna, de importância ambiental, econômica e turística para a região, e até mesmo o medo da própria “morte” do Rio.

Mais informações: (38) 3754-3138 ou comitecbhsf4@comlago.org.br


Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Comlago