O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH Paraopeba) celebrou, juntamente com a Agência Peixe Vivo e demais parceiros, no fim de dezembro, a inauguração de sua nova sede, no município de Betim, marcando o início de um novo capítulo na gestão das águas de toda a bacia.
O evento contou com a presença de parceiros e lideranças importantes para a preservação do rio Paraopeba, entre elas a de Rúbia Mansur, diretora-geral da Agência Peixe Vivo, da representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Maria de Lourdes Amaral do Nascimento, do prefeito recém-empossado de Betim, Heron Guimarães, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Rodrigo Jose Gonçalves, entre outros.
Também representando a equipe da Agência Peixe Vivo, estiveram presentes a gerente de integração interina da APV, Ohany Vasconcelos, e Daniel Brito, analista de comunicação da Agência.
A nova estrutura foi projetada para atender melhor as demandas do comitê, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de ações que promovam a sustentabilidade e a gestão eficiente dos recursos hídricos da região. O espaço possui ao todo 4 andares divididos entre salas para a presidência, funcionários, plenário, recepção, copa, banheiros e áreas comuns.
Após o descerramento da placa de inauguração, Rúbia ressaltou a relevância da conquista para o fortalecimento do trabalho do Comitê. “Estamos muito felizes de participar dessa nova fase que o CBH Paraopeba vive hoje. É gratificante estar nesse prédio onde, daqui um tempo, o veremos funcionar plenamente em atendimento ao CBH Paraopeba. Coloco a APV à disposição de todos para atuarmos em projetos de recuperação, revitalização da quantidade e qualidade das águas da bacia do rio Paraopeba”, afirmou.
Em sua fala, o presidente do CBH Paraopeba, Heleno Maia, emocionado, agradeceu a todos que, por meio de seu trabalho, contribuíram para a inauguração da nova sede. “Esse é um momento importante da minha vida, pois conseguimos reerguer o Comitê do Paraopeba colocando-o atuante, na mídia. O rio Paraopeba é mundialmente conhecido e merece o devido respeito. Chegou o momento de levarmos a bacia a sério. O meu muito obrigado aos parceiros e amigos que trabalharam conosco para que esse momento se tornasse real”, ressaltou.
Em seguida, foi realizado o descerramento da placa que dá nome ao Plenário do Comitê, sala onde os membros do Comitê vão poder exercer o seu direito de voz nas discussões de interesse do CBH, contribuindo para a construção democrática das ações e debates em prol da preservação da bacia do rio Paraopeba.
Reconhecendo a importância daqueles que trabalham fortemente na defesa do rio Paraopeba, a sala do Plenário recebeu o nome de “Plenário Conselheiro Isaias de Barros Abreu”, em homenagem ao ex-membro do Comitê, que faleceu em 2024 e deixou um legado de feitos importantes na história do Comitê.
Com isso, o Comitê inicia 2025 com um espaço renovado e a missão de intensificar as ações em prol da recuperação e preservação das águas do rio Paraopeba.
Confira algumas imagens a seguir:
Assessoria de Comunicação da APV
Texto: Daniel Brito
Fotos: Vladimir Araújo