
Na última sexta-feira (22), foi realizado um encontro na sede da 16ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Belo Horizonte, que teve como foco a elaboração de um Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas de curto e médio prazo para a região da Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco, articulado no contexto da revitalização hidroambiental e do desenvolvimento territorial.
A proposta é que o Plano seja construído a partir das contribuições debatidas em plenária, envolvendo representantes do CBHSF, entes federais e estaduais, além da sociedade civil. A expectativa é de que este seja o primeiro de uma série de encontros a serem realizados nas diferentes regiões fisiográficas da bacia, contemplando as especificidades de cada território e promovendo ações conjuntas mais eficazes.
Altino Rodrigues Neto, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco e representante do CBHSF na reunião, ressaltou a importância da integração institucional e das parcerias estratégicas. “É fundamental que o MIDR, ministério ao qual a Codevasf está vinculada, participe das agendas do CBHSF e acolha nossas propostas junto ao comitê gestor do fundo da Eletrobrás. Esses espaços de diálogo são essenciais para fortalecer a gestão e promover a revitalização do São Francisco”, afirmou.
Segundo ele, o encontro trouxe a oportunidade de maior aproximação entre o Comitê, a Agência Peixe Vivo e a Codevasf. “De pronto, José Vivaldo Souza de Mendonça Filho [diretor da Área de Revitalização e Desenvolvimento Territorial da Codevasf]entrou em contato com o secretário de Recursos Hídricos do MIDR, Giuseppe Serra Seca, que confirmou presença em nossa próxima plenária, nos dias 16 e 17 de setembro, em Belo Horizonte. Vejo com bons olhos essas iniciativas e acredito que avançaremos rumo a uma gestão cada vez mais integrada da bacia”, destacou.
Veja mais fotos:
Outro ponto abordado foi a parceria entre a Agência Peixe Vivo e a Codevasf para a cessão de espaço que permitirá a instalação do escritório da APV em Belo Horizonte. A diretora-geral da Agência, Rúbia Mansur, também falou sobre o novo contrato de gestão firmado com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que fortalece a agenda de integração entre as instituições.
Participaram do encontro representantes da Codevasf, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD/MG), do Igam e do MIDR, consolidando um diálogo interinstitucional em torno da adaptação climática e da sustentabilidade do rio São Francisco.
ASCOM APV
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Dirceu Costa e Débora Emília