Bacia do Rio Pará terá obras para melhorar abastecimento de água e tratamento de esgoto

03/09/2012 - 19:25

“No dia 31 de agosto de 2012, em Divinópolis, várias autoridades se reuniram para a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início de obras no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade. A partir da assinatura, a empreiteira pode começar os trabalhos na Estação de Tratamento de Esgoto.

No sistema de abastecimento de água o investimento será de R$ 3 milhões de reais, para ampliar em mais 15 milhões de litros por dia a produção do rio Itapecerica. Já no sistema de esgotamento sanitário o investimento será de R$ 9.500.000,00, em obras que irão resultar em cinco mil metros de redes coletoras em áreas que ainda não são atendidas, 9.350 metros de interceptores, que irão impedir o lançamento de esgoto em córregos e cursos d’água, além de mais uma ETE para tratar o esgoto do rio Pará.

Na cerimônia, estavam presentes vários representantes da Companhia de Saneamento, representantes de várias secretarias do município e políticos, para selar a parceria que irá dar início às obras de revitalização da rede de esgoto e o fornecimento de água da cidade.

Durante seu pronunciamento na solenidade, o vice-prefeito Francisco Martins ressaltou: “Algumas pessoas nos contam histórias que já nadaram ali próximo a ponte do Niterói. E nos falam que tem o sonho de ver o Rio Itapecerica limpo. E eu acho que esse é o trabalho que a Prefeitura municipal de Divinópolis em parceria com a Copasa com todo o apoio do Governo do Estado vai propiciar para a população divinopolitana.  Percebemos que a decisão foi muito acertada”.

A assinatura da OS é mais um passo importante. Para Ricardo Simões, diretor presidente da Copasa é motivo de comemoração: “Divinópolis tem que começar a comemorar. Demos um passo importante, dentro do que estabelecemos com a prefeitura de Divinópolis. O primeiro passo era o esgotamento sanitário do rio Pará”.

A obra tem como objetivo melhorar as condições da cidade, conta Ricardo: “Nós começamos a melhorar as condições ambientais. O grande objetivo é revitalizar o rio, com isso devolver a vida ao Itapecerica, melhorar as condições ambientais na bacia do rio, e dessa forma, dar condições a Divinópolis de ter um desenvolvimento, que ela precisa. É a forma que temos para contribuir com qualidade de vida da população”.

O deputado federal Domingos Sávio, também presente na solenidade, destacou a importância do momento para a cidade: “É uma obra no qual o povo de Divinópolis sempre sonhou e pelo qual eu lutei por muito tempo. E eu estou tendo a alegria de ver iniciar as obras. É algo que eu digo que deve ser comemorado pelo povo de Divinópolis, e não só daqui, mas da região”, afirmou.

Domingos Sávio ainda ressaltou a obra como uma forma de recuperar a vida no Rio Itapecerica: “quando o rio é poluído aqui, a consequência disso vai por ai afora, até chegar no Rio São Francisco, e infelizmente prejudica a natureza. Agora vamos recuperar isso. Tratar o rio e se Deus quiser, voltemos a ter um rio Itapecerica em que as pessoas possam pescar, nadar, ter ali convivência com a vida, e não com a morte”, conclui.”

Fonte: Gazeta do Oeste – G37