O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará finalizou no dia 20 de junho deste ano mais uma etapa do processo de implementação da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia. No primeiro semestre de 2012 foram realizadas diversas reuniões sobre a cobrança com os segmentos de usuários de água (saneamenrto, irrigação, indústria, etc), além de uma série de reuniões públicas para apresentação do andamento das discussões no comitê.
Nesses encontros, além da oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a cobrança pelo uso da água, tornando-o público, o comitê pôde discutir e propor definições e regras sobre os valores, quantidades e outros detalhes sobre a cobrança pelo uso da água. Durante o período eleitoral, de julho a outubro, o Comitê do Rio Pará irá prosseguir com reuniões internas de suas Câmaras Técnicas para dar andamento ao processo de implementação da cobrança. Após o período eleitoral, novas reuniões públicas serão realizadas. A previsão é que a cobrança pelo uso da água se inicie na Bacia do Rio Pará até o final de 2013.
Cartilha sobre a cobrança pelo uso da água
Como ferramenta de comunicação e mobilização para a Bacia, o Intituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, com o apoio do Comitê do Rio Pará e da Agência Peixe Vivo, produziu uma cartilha explicativa sobre a cobrança pelo uso da água na região. A cartilha está sendo distribuida pelo Comitê e também pode ser acessada on line. Clique para acessar a Cartilha sobre a Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Pará.