A II Reunião Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco foi realizada no dia 17 de junho, sexta-feira, na cidade de Engenheiro Navarro e contou com a participação da comunidade local e dos Conselheiros do Comitê. As discussões dos trabalhos foram intensas, o que proporcionou oportunidade para avançar nas questões ambientais e reunir forças para estimular o desenvolvimento, relacionamento e conhecimento entre as várias partes envolvidas.
Dentre os vários objetivos da reunião, três temas se destacaram, bem como: a criação das Câmaras Técnicas, apresentação do “Projeto Hidroagrícola Jequitaí” e as diretrizes para a realização da expedição Jequitaí-Pacuí.
Foram criadas três Câmaras Técnicas para o Comitê, sendo elas: Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC- SF6, Câmara Técnica de Planejamento e Projetos do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí – CTPP- SF6 e Câmara Técnica Institucional e Legal do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí– CBH- Jequitaí e Pacuí- CTIL – SF6; que foram aprovadas por unanimidade pelos Conselheiros presentes.
O representante da Codevasf, Silvano Ferreira, apresentou o “Projeto Hidroagricola Jequitaí” que teve objetivo de detalhar para a comunidade local a importância deste empreendimento que terá 2ª etapas e acarretará empregos diretos e indiretos, desenvolvimento da região, geração de energia elétrica e revitalização do rio São Francisco. Está previsto para agosto de 2011, o evento da Pedra Fundamental, tendo em vista a aprovação do Projeto, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Por fim, foi discutido o Projeto de Expedição, que tem como principal foco diagnosticar os principais problemas nas Bacias dos Rios Jequitaí, Pacuí e Trecho do São Francisco. O Projeto é de caráter interdisciplinar, que envolve diversas áreas do conhecimento durante o período da expedição e do desenvolvimento das atividades, articulação com a comunidade e divulgação de informações visando integrar e articular a gestão participativa das águas na bacia hidrográfica do rio Jequitaí e incorporar imaginários sociais na pactuação de metas comuns dentro dos termos previstos na política publica das águas.
CONFIRA MAIS FOTOS DA REUNIÃO: