Agência Peixe Vivo apresenta Plano Diretor de Tecnologia da Informação ao Conselho de Administração

01/07/2021 - 11:20

Os membros do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo se reuniram no dia 25 de junho, por videoconferência, e aprovaram a Resolução nº 04 de 25 de junho de 2021 que dispõe sobre a aprovação do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e do Plano Diretor Tecnologia da Informação (PDTI) da Agência Peixe Vivo. Também fez parte da pauta da reunião o Planejamento Orçamentário para ano de 2021.

O PETI consiste no processo de elaborar uma estratégia para uso da tecnologia da informação em uma organização. É por meio do planejamento que a estratégia de TI é estruturada, organizada e sistematizada. O PETI orienta a elaboração dos demais planos de Tecnologia da Informação (TI) e resulta em mudanças nos aspectos estruturais, funcionais e tecnológicos da organização.

Já o PDTI é um instrumento de diagnóstico que possibilita justificar os recursos aplicados em processos de TI, de forma a minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos no que for considerado mais relevante e que atenda incondicionalmente à missão da Agência Peixe Vivo.

“Os dois normativos estão vinculados à recomendação da auditoria da ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico] para que as entidades delegatárias sigam as instruções e normativos do Tribunal de Contas (TCU) referentes à Política de Gestão da Tecnologia da Informação, embasados na Resolução do TCU 308/2019, de 13 de fevereiro de 2019, esclareceu a gerente de Gestão Estratégica da Agência Peixe Vivo, Simone Reis.

Finalizando a reunião, o coordenador de sistemas da Agência Peixe Vivo, Mateus Carvalho, apresentou o Planejamento Orçamentário para 2021, por meio do Business Intelligence (BI), dos Contratos de Gestão IGAM e ANA.

 

*Texto: Luiza Baggio