Edital para seleção de projetos para desenvolvimento de ações de conservação e uso racional da água em edificações públicas

01/06/2012 - 14:12

Está ativo, de maio a setembro de 2012, um chamamento público da ANA – Agência NAcional de Águas, para a SELEÇÃO DE PROJETOS PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CONSERVAÇÃO E USO RACIONAL DA ÁGUA EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS.

Este está direcionado a Órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta para o desenvolvimento de ações de gestão do uso da água em edificações públicas. Prefeituras são alvo desse edital.

O link para o Portal onde encontra-se o chamamento é https: www.convenios.gov.br/portal/acessoLivre.html. O código da ANA nesse Portal para acessar o edital é 44205.

Clique aqui e faça aqui o download do edital para a SELEÇÃO DE PROJETOS PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CONSERVAÇÃO E USO RACIONAL DA ÁGUA EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS.

Segundo o texto do edital, “O “Projeto de Conservação e Uso Racional de Água em Edificações Públicas” visa estimular a implantação de projetos demonstrativos com potencial de conscientizar e educar os servidores públicos e a população quanto à necessidade de conservar e utilizar racionalmente a água no meio urbano.

O apoio técnico e financeiro pela ANA tem foco nas seguintes ações em edificações públicas:

1) eliminação de vazamentos em sistemas de reservação e distribuição de água nas edificações;
2) reparo e modernização de equipamentos hidráulico-sanitários;
3) medição setorizada (banheiros, cozinhas, áreas externas, etc.) e medição independente para as diferentes fontes de abastecimento, (concessionária, água de chuva, água de reúso), se houver;
4) tratamento de águas cinzas no terreno em que a edificação está situada;
5) reúso de águas cinzas no interior e na parte externa da edificação;
6) captação, reservação, tratamento e aproveitamento de água de chuva;
7) capacitação dos servidores que trabalham na edificação; e
8) ações educacionais sobre a importância da conservação e uso racional da água para o ser humano e para o meio ambiente, abrangendo pelo menos os frequentadores da edificação e pessoas a elas relacionadas.

A Proponente poderá sugerir, com as devidas justificativas, outras modalidades de ações de promoção da conservação e do uso racional da água, em conformidade com a situação verificada na edificação pública que sofrerá as intervenções.”