A Agência Peixe Vivo e a instituição associada The Nature Conservancy (TNC) elaboraram um projeto piloto para recuperação hidroambiental na bacia do Ribeirão Carioca, localizada no município de Itabirito (MG), que foi o terceiro colocado na seleção do Programa Águas Brasileiras do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A seleção foi divulgada em março.
O projeto prevê soluções baseadas na natureza (SBN) para proteção de recursos hídricos. Os proprietários rurais da bacia do Ribeirão Carioca serão capacitados para receber Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Eles serão mobilizados e selecionados de acordo com as áreas prioritárias para conservação de recursos hídricos. Na sequência, serão elaborados e implantados projetos individuais, contendo as intervenções necessárias para restauração e conservação.
“O projeto elaborado em parceria com a associada TNC e com o apoio do CBH Rio das Velhas, teve uma excelente colocação na seleção do MDR. A ideia é replicá-lo em áreas prioritárias para restauração e conservação na bacia do Rio das Velhas”, esclarece a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes.
Os projetos selecionados pelo Programa Águas Brasileiras foram divulgados no site do MDR, que fará a conexão entre eles e organizações e empresas que desejem apoiá-los financeiramente. O apoio à revitalização de bacias hidrográficas é parte da estratégia de sustentabilidade de muitas empresas que atuam no Brasil, que associam ações desse tipo à sua atividade econômica e ao ganho de imagem junto à sociedade.
Após a implementação do projeto com ações de revitalização e conservação da bacia do Ribeirão Carioca, o PSA será mantido com recursos financeiros repassados pela TNC.
O Programa Águas Brasileiras foi lançado e 2020 e visa garantir água de qualidade para a população, bem como atrair investimentos privados para projetos de recuperação e preservação de áreas degradadas.
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun