No dia 12 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte a 73ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas – CBH Rio das Velhas. Na reunião diversos temas relevantes foram debatidos e definidos. Dentre eles, a posse os novos membros do Comitê eleitos para o mandato 2013/2017 e a escolha da nova diretoria da entidade para o período.
Confira a pauta completa prevista para reunião: clique aqui.
Posse dos novos membros do CBH Rio das Velhas, mandato 2013/2017
Na 73ª Reunião Ordinária do CBH Rio da Velhas tomaram posse os representantes das novas entidades escolhidas para compor o próximo mandato do Comitê. Ao todo, foram empossados 56 conselheiros, dentre titulares e suplentes, sendo 14 representantes do poder público estadual, 14 do poder público municipal, 14 da sociedade civil e 14 usuários de água. O Processo eleitoral para a escolha das entidades, conduzido pelo IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, foi realizado de janeiro a junho de 2013, quando foi divulgada a lista final das entidades escolhidas. Confira a lista com a Composição do CBH Rio das Velhas – mandato 2013/2017.
Confira mais informações sobre as etapas do processo eleitoral no site do SITE DO IGAM.
Nova Diretoria é eleita para o CBH Rio das Velhas
Uma nova Diretoria foi eleita para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas para o mandato que vai de 2013 a 2017. Os representantes escolhidos na reunião pelos novos membros recém empossados foram eleitos mediante a formação de uma chapa única e a votação teve unanimidade.
A nova diretoria é composta por: Presidente – Marcos Vinícius Polignano, representante da Sociedade Civil pelo Instituto Guaicuy; Vice-presidente – Ênio Resende, Representante do Poder Público pela Emater; Secretário – Valter Vilela, representante dos Usuário de Recursos Hídricos pela Copasa.
Rogério Sepulveda, presidente do CBH Rio das Velhas nos últimos dois mandatos, deixou o cargo nestá última reunião do Comitê. Em entrevista, Rogério destaca os principais avanços alcançados pelo Comitê nas gestões em que foi presidente e sobre a honra em estar participando deste processo.
Votação adiada para deliberação sobre Outorga
Um dos itens previstos na pauta da reunião foi a discussão sobre o processo de Outorga para barramento em curso d’água, sem captação (alteamento da Barragem Maravilhas II – Mina do Pico), solicitado pela empresa Vale para um de seus empreendimentos na região de Nova Lima, alto Rio das Velhas. Estava prevista a votação para a aprovação ou não da deliberação normativa Ad Referendum pela qual o Comitê daria um parecer favorável à Outorga. Depois de discussão entre as entidades presentes na reunião ficou definido pelo plenário que a votação sobre a deliberação normativa seria adiada para que, com mais tempo, novos esclarecimentos fossem realizados pela Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do CBH Velhas, responsável por analisar o processo.
Confira mais fotos da reunião:
Confira mais fotos no canal da Agência Peixe Vivo no PICASA.