Conselho de Administração da APV realiza 39ª Reunião Ordinária

05/09/2022 - 19:15

Entre as diversas pautas abordadas na reunião, houve a troca do presidente do Conselho de Administração


A gerente de Integração da Agência Peixe Vivo (APV), Rúbia Mansur, apresentou os relatórios de gestão parciais dos Comitês das Bacias do Rio São Francisco, Velhas, Pará e Verde Grande, referentes ao primeiro semestre de 2022. Desde 2020, a APV elabora esse relatório parcial para ajustes de metas e objetivos, como forma de garantir o cumprimento das ações propostas.

Na oportunidade, diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, explicou que a diferença orçamentária entre a Bacia do São Francisco e a Bacia do Rio Verde Grande está na cobrança de outorga, visto que no CBH Verde Grande é feita somente na calha do rio e que a cobrança foi autorizada recentemente. Todos os dados podem ser acessados aqui.

Sobre o Plano de Integridade da APV, a gerente de Gestão Estratégica, Simone dos Santos Reis, explicou que o projeto está em execução, tendo em vista a recomendação feita pela da auditoria da Agência Nacional de Águas e saneamento Básico (ANA). Para o Plano de Ação dos Conselhos da APV, foram propostas 11 ações, sendo a primeira a criação do Plano de Comunicação da Agência Peixe Vivo. As ações serão concluídas até dezembro de 2022. O então vice-presidente do Conselho de Administração da APV, Deivid Oliveira, solicitou que seja apresentado em uma reunião como essas ações serão executadas e a estratégia para alcançar o resultado proposto.

Durante a reunião, o Plano de Comunicação da APV, elaborado pela Gerência de Integração, foi aos membros do Conselho. O documento é composto por diversas ações que visam determinar o fluxo de comunicação e promover melhorias no processo de comunicação interna já existente na APV. Rúbia explicou ainda que o Plano é dinâmico assim como as ferramentas de comunicação que são utilizadas. Após a apresentação, o Plano de Comunicação da Agência foi submetido à aprovação do Conselho e aprovado por unanimidade.



Ao final da reunião, Nelson Cunha Guimarães, presidente do Conselho de Administração da APV, formalizou sua renúncia ao cargo e agradeceu o tempo compartilhado com todos os integrantes da APV. Na oportunidade, Nelson explicou que sua saída está ligada à dificuldade em conciliar sua agenda atual com as obrigações e responsabilidades que o cargo demanda, complementando que esteve no último ano como presidente de forma temporária até a definição de um novo nome para assumir o cargo. A coordenadora do Jurídico, Taís Passos Guimarães, explicou que no caso de renúncia do presidente quem assume automaticamente o cargo é o vice-presidente, Deivid Oliveira, e que o novo vice-presidente do Conselho será escolhido em Assembleia Geral. Deivid assume o cargo a partir do dia 01 de setembro de 2022 até 29 de outubro de 2025, e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos, afirmando que irá trabalhar para o fortalecimento do Conselho e da Agência Peixe Vivo. Todos os outros membros do conselho agradeceram a dedicação de Nelson Cunha e deram as boas-vindas ao novo Presidente.

Para finalizar, a diretora-geral da APV, Célia Froés, informou que uma empresa de consultoria será contratada visando a área em que a APV atua para adequação e atendimento da solicitação da auditoria interna da ANA sobre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Nº 13.709/2018 no âmbito da APV. O tempo estimado para a conclusão desse trabalho será de dois a três anos, estando o início previsto para 2023.


*Texto: Rannyer Barboni
*Fotos: Leo Boi; Rannyer Barboni