O Governo de Minas lança no dia 24/03 (quinta-feira), durante as comemorações da Semana da Água, a Rede Mineira de Bacias Hidrográficas. Esse novo ambiente virtual será um espaço para debates, troca de experiências, publicação de notícias, elaboração de documentos e divulgação de eventos referentes à gestão das águas no Estado. A ferramenta será apresentada durante a reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica, em Poços de Caldas, Sul de Minas.
O acesso à Rede Mineira é livre e todos os internautas podem consultar blogs, fóruns de discussão, informações e documentos. Para participar de outras atividades, como criar e participar dos fóruns, apresentar ou aderir a proposições, postar nos blogs, criar grupos e participar da construção coletiva de documentos, o visitante deve se cadastrar, tornando-se um membro.
O endereço da Rede Mineira é: http://redemineira.igam.mg.gov.br/
Para a diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marillac Camargos, a Rede amplia o diálogo entre o Estado e a sociedade, e entre a sociedade e os comitês de bacia. “Esse novo espaço de interação permite às pessoas conhecerem, trocarem experiências e construírem uma rede de informações sobre o tema água”, complementa. A ferramenta é gerenciada pelo Igam e um produto do projeto estruturador Governo Eletrônico, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Além da rede macro, que abrange as discussões em todo o Estado, os membros dos Comitês podem participar de grupos específicos de sua bacia hidrográfica. Os grupos serão administrados de forma compartilhada pelo Igam e o respectivo comitê, que é um órgão colegiado, composto por representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil, e responsável pela gestão local das águas.
Fonte:
Caroline Correia – Núcleo de Apoio aos Comitês de Bacia Hidrográfica – IGAM