Acompanhe a pauta e os principais temas discutidos em cada reunião.
01/02/2010
Reunião da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC
Os impactos ambientais decorrentes das obras de drenagem realizadas no decorrer dos anos no Município de Ribeirão das Neves foi tema desta reunião. Um representante do Município apresentou um projeto contemplando a problemática da drenagem e a possibilidade de re-vegetação de taludes em algumas áreas na bacia hidrográfica que banha a cidade.
Outra questão discutida foi a solicitação do empreendedor Gerdau Açominas S/A – Mina Várzea do Lopes, que pleiteou outorga da drenagem de dois cursos d’ água, denominados de afluentes Ribeirão dos Silva. A finalidade apresentada pela empresa foi a implantação de pilha de estéril, localizada no município de Itabirito – MG.
24/02/2010
Reunião da Câmara Técnica de Planos, Projetos e Controle – CTPC
Nesta importante reunião foram discutidas algumas diretrizes para atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
Estavam presentes os representantes do IGAM Cleide Izabel Pedrosa de Melo (Diretora Geral), Breno Esteves Lasmar (Procurador) e Célia Maria Brandão Fróes (Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos). Da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, também compareceram Marília Carvalho de Melo (Diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental) e José Cláudio Junqueira Ribeiro (Presidente), além de outros participantes e membros do CBH Velhas.
Ficou definido na reunião que será feita uma avaliação do Plano de Ações para um levantamento do que foi cumprido até então e, assim, definir e priorizar os pontos que necessitam de atualização. Após essa avaliação será iniciado o processo de elaboração de um Termo de Referência – TDR, baseado nas prioridades da Bacia do Rio das Velhas.
25/02/2010
Reunião da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC
Nesta reunião foi discutido o processo de outorga da Gerdau Açominas S/A – Mina Várzea do Lopes, que pleiteou a drenagem de dois cursos d’ água denominados afluentes Ribeirão dos Silva. A outorga foi concedida para a execução de canalização por “ad referendum”, ficando pendente a emissão de novo parecer técnico de formalização.