A 8ª e última reunião do Planejamento Sistêmico Estratégico da Agência Peixe Vivo ocorreu no dia 25 de julho, em Belo Horizonte. A primeira reunião ocorreu em abril deste ano. Com a coordenação de uma equipe da Unisinos, que venceu a licitação para a execução do processo no início do ano, as reuniões contaram com a participação de profissionais e representantes de instituições que atuam diretamente com a Agência Peixe Vivo na Gestão dos Recursos Hídricos, como representantes do IGAM, da ANA e dos Comitês de Bacia apoiados pela Agência, além de membros de sua Assembleia Geral e dos Conselhos Fiscal e de Administração. O objetivo das reuniões foi alinhar conhecimentos, diagnosticar demandas, identificar procedimentos e propor ações para o funcionamento da AGB, sempre de maneira colaborativa, partindo da contribuição e experiência de todos.
Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas
Seguindo a abordagem do Pensamento Sistêmico, as reuniões para o Planejamento Sistêmico Estratégico da Agência Peixe Vivo tiveram como resultado a elaboração de um MAPA ESTRATÉGICO, que traz uma síntese de todas as dimensões, perspectivas e intenções desenvolvidas em conjunto pelos participantes. Além disso, para encaminhar, colocar em prática e acompanhar esses objetivos propostos no mapa, foram elaborados INDICADORES ESTRATÉGICOS, contendo METAS a serem alcançadas pela Agência nos próximos anos e uma metodologia para avaliar o desempenho.
Segundo Luiz Henrique Rodrigues, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para a Aprendizagem da Unisinos e responsável pelo Planejamento Sistêmico da AGB, “essa peça de Planejamento Estratégico vai ser fundamental, muito importante para trilhar o direcionamento das ações e tornar a Agência Peixe Vivo uma referência, um modelo de Agência de Bacia Hidrográfica.” Ouça a entrevista com Luiz Henrique Rodrigues, que apresenta outros detalhes sobre o processo (2’11”):
Luis Henrique – Unisinos – Planejamento Sistêmico AGB by Agência Peixe Vivo
Maria de Lourdes Pereira dos Santos, Vice-presidente do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo e representante da empresa Vale, afirmou que esse Planejamento Sistêmico criou um universo único de entendimento, indicando uma atuação com foco nos interesses de todos. Ouça a avaliação de Maria de Lourdes sobre o processo do Planejamento Sistêmico da APV (1’13”):
Maria de Lourdes – Vale – Planejamento Sistêmico AGB by Agência Peixe Vivo
Planejamento Sistêmico Estratégico
O Planejamento Sistêmico Estratégico se fundamenta na pesquisa e no diagnóstico das necessidades e problemas organizacionais, “com o objetivo de visualizar possíveis cenários para gerar uma reflexão e aprendizagem fundamentais para a definição de estratégias, às quais podem impulsionar e/ou proteger a Agência de forma geral, bem como elaborar o posicionamento estratégico da mesma de forma particular”.
Confira mais fotos da 8ª Reunião do Planejamento Sistêmico Estratégico da Agência Peixe Vivo: