Intercâmbio de práticas, aprendizado de novos conteúdos, ampliação de conhecimentos, troca de informações: essas são algumas das experiências vivenciadas pelos alunos do Curso de Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos de Minas Gerais, realizado pela Agência Peixe Vivo em parceria com o CNPQ, o IGAM e a FEAD. O curso teve início em novembro de 2011 e vai até agosto de 2012. Ao todo foram disponibilizadas 200 vagas, divididas em 5 turmas, que irão participar de 3 módulos de estudo – Hidrogeologia, Hidrologia e Mediação de Conflitos.
Voltado exclusivamente para profissionais que atuam em áreas distintas na gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais, o curso vem sendo avaliado de maneira positiva pelos alunos e profissionais envolvidos. A qualidade dos professores, o intercâmbio de experiências entre os participantes e o aprendizado de conteúdos atualizados e abrangentes são alguns dos pontos destacados como positivos.
Confira o depoimento de participantes do curso:
Fernanda Maia Oliveira – Gerência de Cobrança pelo uso da água do IGAM
“Existem pessoas que trabalham diretamente com alguns dos assuntos tratados, como outorga, por exemplo, e por terem maior facilidade com o tema, possuem uma linguagem um pouco menos técnica, mais acessível, e conseguem passar isso pra pessoas que trabalham nas outras áreas.”
Fernando Alves Lima – Consultor e Professor de Hidrologia
“O curso é muito válido. A demanda ocorre no dia a dia dos profissionais e a visão global aqui proporcionada pelos 3 módulos dá uma capacitação diferenciada para os gestores de Recursos Hídricos.”
Eugênio Paccelli Lara – Secretário do meio ambiente de Carmo do Cajuru – Membro do CBH Pará
Claudio Moreira da Silva – Superintendência de Gestão Ambiental da Semad
“O que eu acho mais interessante é essa possibilidade de integração. O cara que trabalha com outorga, com o outro que trabalha com fiscalização de indústria, com o outro que trabalha com loteamento… Você começa a ter uma disseminação de informação muito importante. Na minha turma está havendo uma dinâmica muito interessante, com muito exemplos e etc”.
“É importantíssima essa capacitação dos Recursos Humanos, principalmente por ser na área de Recursos Hídricos, que é na minha opinião a referencia maior para a questão ambiental. Pra mim, qualquer planejamento, qualquer estruturação de equilíbrio ambiental passa necessariamente pelo ciclo hidrológico.
“O curso me parece excelente e está sendo muito interessante. O ambiente é muito bom, os professores são de excelente qualidade, o local é adequado, os horários estão bem planejados… muito bom mesmo. Seria uma proposta a se pensar, inclusive, de levar esse curso para o nosso comitê também (o CBH SF4), pra que mais gente possa participar e pra nos qualificar melhor.”