No dia 22 de maio, uma delegação de representantes do governo boliviano e da União Europeia visitou a Agência Peixe Vivo para se reunir com membros da diretoria da Agência e do Comitê do Rio das Velhas. Durante 7 dias, a delegação visitou também outras instituições ligadas à gestão de bacias hidrográficas no Brasil, como a Agência Nacional de Águas e o IGAM. O objetivo das visitas foi buscar experiências e referências bem sucedidas em relação à gestão de recursos hídricos em nosso país, além de estabelecer parcerias com o governo brasileiro. Durante a semana foi firmado um acordo de cooperação entre o governo boliviano e a Agência Nacional de Águas. Confira aqui informações sobre o acordo.
Durante a reunião, os representantes do governo boliviano puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas a respeito do trabalho de gestão das águas exercido pela Agência Peixe Vivo. Além disso, o presidente do Comitê do Rio das Velhas, Rogério Sepúlveda, apresentou um panorama sobre os Comitês de Bacia com ênfase no trabalho realizado pelo CBH Rio das Velhas.
Gestão de recursos hídricos na Bolívia
Os membros da delegação fazem parte do “Programa de Gestão Sustentável dos Recursos Naturais da Bacia do Lago Poopó”. O programa é o primeiro a ser implementado com este modelo de gestão na Bolívia e tem o apoio da União Européia, através de co-financiamento e assistência Técnica. Segundo Eduardo Ortiz, Diretor do Programa da Bacia Poopó, é muito importante que este programa pioneiro seja bem sucedido, pois poderá ser replicado em outras bacias da Bolívia. Acesse aqui a página do programa no Facebook.
Confira fotos da visita à Agência Peixe Vivo: