Diretores da Agência Peixe Vivo e da AGB-Doce – |
Nos dias 4 e 5 de janeiro de 2012, a equipe da Agência Peixe Vivo recebeu a diretoria da AGB-Doce, recém aprovada entidade que irá exercer as funções de Agência de Bacia para os Comitês do Rio Doce e de 6 de seus afluentes mineiros: os Comitês das Bacias dos rios Piranga, Piracicaba, Caratinga, Santo Antônio, Suaçuí e Manhuaçu. A nova agência foi indicada pelos Comitês e aprovada junto aos órgãos gestores depois de um longo processo que se iniciou em maio e foi até o final de 2011. Saiba mais informações sobre o processo de seleção da AGB-Doce.
A visita à Agência Peixe Vivo faz parte de um processo de treinamentos da diretoria da AGB-Doce para buscar experiências junto aos órgãos e entidades gestoras de recursos hídricos já em atuação no Brasil, como a Agência Nacional de Águas, a Agência PCJ, o IGAM e a AGEVAP. Estiveram presentes para o treinamento na Agência Peixe Vivo o Diretor Geral da AGB-Doce, Carlos Brasileiro; o Diretor Técnico, Edson de Oliveira Azevedo, e o Diretor Administrativo-Financeiro, Carlos Magno Toledo Gouvêa.
Experiências positivas na Agência Peixe Vivo
Reunião com o setor financeiro da Agência Peixe Vivo |
Segundo Carlos Magno Toledo Gouvêa, Diretor Administrativo-Financeiro da AGB-Doce, o treinamento possibilitou uma nova visão em relação ao trabalho a ser desenvolvido. “Nós tínhamos uma linha estratégica e, para nossa felicidade, com as informações que nós colhemos aqui na Peixe Vivo, nós vamos ter a oportunidade de fazer pequenas mudanças de rumo”, afirma Carlos Magno.
O Diretor Técnico da AGB-Doce, Edson de Oliveira Azevedo, reforçou ainda a importância do treinamento para orientar os trabalhos iniciais da entidade. Segundo ele, “essa troca de experiências faz com que a gente avance mais rapidamente, utilizando os exemplos bem sucedidos das agências já em funcionamento.”
Padronização de processos e procedimentos nas Agências
A visita a diferentes entidades e órgãos públicos gestores de recursos hídricos ofereceu aos diretores da AGB-Doce uma visão mais abrangente do contexto de atuação das Agências de Bacia no Brasil atualmente. Carlos Brasileiro, Diretor Geral da AGB-Doce, constatou que a aproximação entre as Agências é fundamental para que haja um alinhamento de procedimentos, o que seria muito positivo: “Estamos passando aqui por uma fase de treinamento e, ao mesmo tempo, também uma aproximação entre as agências, pois no futuro teremos uma congregação disso, para podermos ter um padrão de procedimentos. Quando se fala a mesma linguagem, a gente passa a otimizar os recursos da cobrança, o recurso público. Isso dá mais tranquilidade, tira a burocracia, aumenta a eficiência, aumenta a agilidade.”
Palavra da diretoria:
“Nós vamos poder aproveitar muita coisa que já foi construída, já foi pensada, testada, já foi melhorada aqui na Agência Peixe Vivo. Tivemos a oportunidade de ver os processos que a Peixe Vivo já desenvolveu, os que já melhorou. Então nós não vamos começar do zero, já temos essa experiência positiva. Isso nos dá um tranqüilidade em relação ao trabalho que nós vamos executar.”
Carlos Magno Toledo Gouvêa – Diretor Administrativo-Financeiro da AGB-Doce
“Quando assinamos o Contrato de Gestão, nós estavamos um pouco perdidos, por assim dizer. Mas depois das visitas e treinamentos na Agência Nacional de Águas, na PCJ e na Agência Peixe Vivo, isso agora está muito claro e poderemos fechar o plano de trabalho: ou seja, onde começar e pra onde a gente vai caminhar.”
Carlos Brasileiro – Diretor Geral da AGB-Doce”
“Nesses dois dias, o que a gente viu e acompanhou foi a rotina da Peixe Vivo. A gente pôde passar pelos setores e avaliar, primeiro a responsabilidade muito grande, principalmente em se tratando de recursos públicos. Dois dias podemos pensar que é pouco, mas pela intensidade do trabalho, pela demanda, enriquecemos muito em relação a nossa segurança em implantar os procedimentos já existentes e evoluir sempre para cumprir as metas já estabelecidas.”
Edson de Oliveira Azevedo – Diretor Técnico da AGB-Doce