No dia 13 de março, 9 empresas participaram de visita técnica prevista no edital para contratação de projeto hidroambiental para a região do Alto São Francisco, no município de Paracatu – MG. O edital, publicado no Ato Convocatório Nº 004/2013, prevê a realização de obras e serviços para recuperação hidroambiental na Sub-bacia do Ribeirão São Pedro, com proteção de nascentes, adequação de estradas rurais, mobilização social e outras ações. Conheça mais detalhes do projeto e faça o download do edital: clique aqui.
O projeto na região do Alto São Francisco faz parte de uma lista de 22 projetos hidroambientais aprovados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em 2011 e que estão sendo contratados pela Agência Peixe Vivo, já concluídos ou em execução ao longo de toda a bacia. Mais 25 projetos estão previstos para 2013. Saiba mais sobre os projetos no site do CBH Rio São Francisco.
Visitas Técnicas para os projetos hidroambientais
A visita técnica prevista nos editais é uma etapa obrigatória para as empresas que pretendem concorrer à execução dos projetos. Na ocasião, a Agência Peixe Vivo emite um certificado de participação que deve ser anexado às propostas das empresas durante a licitação. Segundo Thiago Campos, Assessor Técnico da Agência Peixe Vivo, a visita técnica é uma etapa importante para esclarecer detalhes do projeto, quando as empresas tomam conhecimento das dificuldades ou facilidades da execução e decidem sobre a viabilidade de sua participação. Além de conhecer o local das intervenções, os representantes das empresas também podem tirar dúvidas sobre a contratação, o andamento das obras e outros detalhes.
Participaram da visita técnica as seguinte empresas: Ambiente Engenharia, Verga Engenharia, Localmaq, Construtora Siqueira e Silva, Favorite Acabamentos, Refloreste, Drit Engenharia e Meio Ambiente, Terrepar Terraplanagem e Cabral Engenharia.
Importância da mobilização
Durante a visita técnica, Thiago Campos ressaltou junto aos representantes das empresas a importância dos processos de mobilização social e educação ambiental que estão previstos no projeto. O edital prevê ações nesse sentido junto às comunidades do entorno das regiões beneficiadas. Segundo Thiago, “é fundamental que a população local participe e esteja bem informada sobre as intervenções para que os benefícios ambientais sejam ampliados e perdurem”. Thiago destacou também a participação positiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, que propôs o projeto junto ao Comitê do Rio São Francisco e irá acompanhar o processo.
Confira mais fotos da visita técnica: