
A Agência Peixe Vivo (APV) realizou na manhã de hoje (05/09), em formato virtual, a 8ª Reunião Extraordinária de sua Assembleia Geral. O encontro teve como foco a inclusão de novas associações e a eleição de novos membros para o Conselho Fiscal da agência.
Foram aprovadas, por inclusão, o Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (IMPAR) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – Seção Minas Gerais, que passam a compor a Assembleia Geral, órgão soberano da Agência Peixe Vivo, constituído por empresas usuárias de recursos hídricos e organizações da sociedade civil.
Eleição e composição do novo Conselho Fiscal
Após a deliberação dos membros da Assembleia, o novo Conselho Fiscal da Agência Peixe Vivo foi eleito. Os membros empossados são:
- Edvaldo Campos Matos (RIMA Industrial S/A)
- Flávia Mourão Parreira do Amaral (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES)
- Marco Aurélio de Carvalho (SAAE Itabirito)
O presidente do Conselho de Administração da APV, Gustavo Henrique Costa Simões, ressaltou a importância do trabalho voluntário e a capacidade técnica dos novos membros. “Estou satisfeito com os nomes apresentados pelas respectivas instituições, o que nos deixa tranquilos em relação à composição do Conselho Fiscal devido à capacidade técnica dos membros”, afirmou Simões. Ele também destacou a dedicação da composição anterior: “Precisamos destacar que se trata de um trabalho voluntário, de serviço à comunidade e que a última composição nos prestou um apoio fabuloso, entendendo as demandas apresentadas.”
A aprovação das deliberações foi unânime, com os membros da Assembleia reforçando o compromisso da APV com a preservação ambiental para as próximas gerações.
Próximos passos e atuação do Conselho Fiscal
O presidente do Conselho de Administração solicitou uma nova reunião com o recém-eleito Conselho Fiscal e Conselho de Administração para as devidas apresentações. A posse oficial dos novos membros está prevista para outubro, em uma nova Assembleia Geral.
Parte da estrutura administrativa da APV, o Conselho Fiscal atua como um órgão de fiscalização e auxílio para a Assembleia Geral, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da agência.
Composto por três membros titulares e um suplente, o Conselho Fiscal cumpre um mandato de quatro anos e tem entre suas competências:
- Examinar trimestralmente os livros e papéis da APV, além do estado do caixa e movimentação bancária.
- Apresentar anualmente um parecer sobre as operações sociais da agência.
- Receber e avaliar o relatório da auditoria independente.
Ascom APV
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Bianca Aun