Assembleia Geral da APV aprova contas de 2024 e recebem novos membros

03/04/2025 - 16:48

A Assembleia Geral da Agência Peixe Vivo realizou, no mês de março, sua 18ª Reunião Ordinária onde foram apresentados os resultados dos Contratos de Gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios das Velhas, Pará e Paraopeba, firmados com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Durante o encontro virtual, foram apresentadas também as receitas e despesas de investimentos e custeio, bem como o resultado da execução do orçamento de custeio da Agência, no exercício de 2024.

A Diretora-Geral Rúbia Mansur e a Gerente de Finanças, Berenice Coutinho, apresentaram a contabilidade dos contratos, incluindo os investimentos realizados nas bacias hidrográficas com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água. Apesar do crescente índice de inadimplência, a Agência adotou medidas de segurança a fim de evitar a interrupção de obras ou mesmo a inviabilidade de novas ações, garantindo que todas as contas fechassem com saldo.

O CBH Rio das Velhas destacou-se com avanços em obras de saneamento rural, atendendo diversas comunidades, além de projetos de conservação e produção de água, biomonitoramento de peixes e ações em nascentes urbanas. Na bacia do Pará, foram realizadas obras para produção de água e capacitação técnica para o plano de educação ambiental. O CBH Paraopeba, por sua vez, concluiu as tratativas para abertura da nova sede e já possui edital para seleção de funcionários publicado pela Agência Peixe Vivo.

Com base no Parecer do Conselho Fiscal e na auditoria independente, a Assembleia aprovou todas as contas, que serão submetidas ao IGAM. Além disso, a Assembleia aprovou a inclusão de novos associados. Passam a integrar o quadro de associados da APV a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social – ADESIAP (Itabirito) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE (Itabirito).

A ADESIAP, entidade criada em março de 2003, é composta por dezesseis entidades, empresas e pelo poder público municipal. Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a ADEISAP se consolidou em Itabirito (MG) e região e possui experiência em consultoria e assessoria a empreendedores e empresários, além de realizar diagnóstico e pesquisas, organização de eventos, gestão de termos de compromisso e ambiental, elaboração de projeto, captação de recursos e gerenciamento de programa e projetos.

O SAAE Itabirito, criado em 1978, tem o objetivo de captar, tratar e abastecer Itabirito com água potável, além de coletar esgoto, através da Lei de 1.016, em 11 de julho de 1978. Desde a sua fundação, a entidade privilegia o consumo consciente e a responsabilidade ambiental.

“A apresentação dos novos membros já havia acontecido em agosto do ano passado e agora aprovamos em definitivo a inclusão dessas entidades como associados que chegam para somar ao trabalho que já vem sendo realizado e fortalecer ainda mais a Agência Peixe Vivo”, concluiu o Presidente interino do Conselho de Administração da APV, Gustavo Henrique Costa Simões.

Texto: Juciana Cavalcante / Assessoria de Comunicação do CBHSF
Revisão: Daniel Brito / Assessoria de Comunicação da APV