Assembleia Geral da APV aprova contas do exercício de 2023

17/05/2024 - 17:38

Os membros da Assembleia Geral da Agência Peixe Vivo (APV), constituída por empresas usuárias de recursos hídricos e organizações da sociedade civil, se reuniram na manhã da última quarta-feira (15/05), na 16ª Reunião Ordinária. Seguindo o protocolo, após a avaliação e aprovação dos relatórios dos contratos de gestão firmados com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), incluindo receitas e despesas de investimentos e custeio e resultado da execução do orçamento do custeio do exercício 2023, por parte dos Conselhos Fiscal e de Administração da APV, os membros da Assembleia Geral votaram pela aprovação das contas.

A equipe da Agência apresentou ainda os relatórios contábeis do balanço patrimonial e resultado econômico, a auditoria independente sobre a prestação de contas do exercício 2023, além dos pareceres do Conselho Fiscal e de Administração relacionados ao Contrato de Gestão N° 028/2020, para atendimento às demandas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e ao Contrato de Gestão N° 083/2017, para o atendimento às demandas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, este último que foi finalizado.

Sem repasse pela ANA no último ano, a APV utilizou saldo do exercício de 2022 dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta na bacia do Verde Grande, transportado para 2023. O valor restante será devolvido à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Para Tarcísio de Paula Cardoso, membro da Assembleia, “os relatórios são apresentados com muita transparência. Feitos pelos técnicos da APV, são auditados por entidade independente, e ainda vistos pelos Conselhos Fiscal e de Administração, sendo por fim vistos pela Assembleia Geral, ou seja, trata-se de um processo cuidadoso e bem feito”, afirmou.

A assembleia ainda decidiu sobre o desligamento e substituição de associados da Agência. O presidente interino do Conselho de Administração, Gustavo Henrique Costa Simões, destacou a participação do presidente do Conselho Fiscal, André Horta, na reunião do Conselho de Administração, onde colaborou com as análises dos relatórios e sua aprovação. “Tivemos a participação do André Horta e durante a reunião fizemos apenas a recomendação pelo acompanhamento dos trabalhos de 2024, como é feito, mas sem ressalvas. Relatórios aprovados com louvor”, concluiu Gustavo.

Assessoria de Comunicação CBHSF
e Assessoria de Comunicação APV
Texto: Juciana Cavalcante
Revisão: Daniel Brito