
Em uma reunião conjunta realizada virtualmente no último mês, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal da Agência Peixe Vivo recomendaram a aprovação das contas do exercício de 2024 dos Comitês de Bacias Hidrográficas estaduais dos rios Paraopeba (CBH Paraopeba), Pará (CBH Pará) e Velhas (CBH Rio das Velhas). A apresentação, conduzida pela equipe técnica da Agência, demonstrou o progresso dos investimentos nas três bacias e o recente Contrato de Gestão firmado entre a Agência e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas para atendimento ao CBH Paraopeba.
A Diretora-Geral, Rúbia Mansur, e a Gerente de Finanças, Berenice Coutinho, relataram o andamento dos contratos e as receitas. “O compartilhamento de contratos, incentivado pelo IGAM, tem sido crucial para atender às demandas e avançar nos investimentos. No entanto, aguardamos o aumento do custeio para ampliar nossa capacidade técnica e física de atendimento”, explicou Berenice Coutinho.
Outro desafio enfrentado pela Agência é o alto índice de inadimplência dos usuários nas bacias, que pode ultrapassar 40%. Para lidar com isso, a APV tem operado dentro de limites que garantam margens de segurança.
O presidente do Conselho de Administração, Gustavo Henrique Costa Simões, reforçou que os investimentos nas bacias estão diretamente associados à capacidade de custeio, que viabiliza diárias, viagens, passagens da equipe técnica para análise de cada projeto, entre outras ações. “A gestão eficaz do custeio é vital para que as obras e ações nas bacias hidrográficas continuem a ser implementadas”, destacou.
Embora a preocupação com o custeio e os índices de inadimplência, a gestão das receitas apresentadas demonstrou que em todos os Contratos de Gestão dos Comitês estaduais há saldo para a execução e andamento das atividades dos Comitês. Com isso, o Conselho Fiscal e o Conselho de Administração, após o parecer da auditoria independente, recomendaram a aprovação das contas a Assembleia Geral da APV
Nova diretoria executiva da Agência Peixe Vivo
Seguindo com a pauta exclusiva do Conselho de Administração, os membros aprovaram as deliberações sobre a efetivação da Gerente de Integração da APV, Ohany Vasconcelos, que assumiu a interinidade do cargo nos últimos meses. Os membros também aprovaram a nova composição administrativa da Agência, com todos os cargos efetivos.
Para o conselheiro Nelson Cunha, a expectativa agora é de que a Agência possa avançar. “Finalmente chegamos à resolução da composição da diretoria e nossa expectativa é de colocarmos a Agência em lugar de destaque, como tem sido, e possamos avançar cada vez mais”, afirmou.
O presidente do Conselho, Gustavo Henrique, concluiu expressando satisfação com as decisões tomadas. “Esperamos que a Agência alce voos maiores. Agradecemos a todos que passaram pelo período de interinidade, às gerências de Integração, Projetos e à Diretoria-Geral, acreditando nas medidas em que tomamos. Buscamos o melhor através de um processo transparente E bem-feito. Que 2025 seja ano de voos maiores”, concluiu.
Texto e foto: Juciana Cavalcante / Assessoria de Comunicação do CBHSF
Revisão: Daniel Brito / Assessoria de Comunicação da APV