O objetivo é fortalecer a construção de novas perspectivas e entendimentos sobre Controle Interno e Gestão de Riscos para tornar a gestão da Agência Peixe Vivo ainda mais eficiente
O aprimoramento do conhecimento de todo o corpo técnico tem sido uma tônica constante na Agência Peixe Vivo (APV). Nesta terça e quarta-feira (06/02 e 07/02), os funcionários da APV participaram de uma imersão em práticas e estratégias de Controles Internos e Gestão de Riscos. O treinamento, ministrado pela controladora seccional do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Michelle Calazans e por Carlos Eduardo de Morais, do núcleo de transparência e integridade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), contou com a participação de colaboradores de todas as áreas da Agência.
Michelle, que tem trabalhado a temática de Controle Interno no IGAM, enfatizou que, embora o tema seja relativamente novo, já vem sendo discutido com afinco. “Estamos diante de uma área que demanda atenção e entendimento contínuos. O Controle Interno é uma peça-chave na engrenagem organizacional e estamos comprometidos em explorar suas nuances para garantir a eficiência e integridade em nosso trabalho”, destacou.
Carlos Eduardo reforçou a necessidade de uma abordagem abrangente e salientou que o Controle Interno proporciona instrumentos para que a cultura de gestão se fortaleça entre todas as áreas da entidade. “Controle interno envolve uma cultura institucional e tem que ter a participação de todos os níveis de uma entidade. A melhor gestão só existe se há integração da alta gestão com a área meio e a área finalística”. Ele destacou também a importância da comunicação no processo de gestão de riscos. “É possível, por meio do processo de gestão de riscos, estabelecer uma comunicação efetiva das áreas finalísticas, permitindo que a alta gestão da Agência estabeleça as diretrizes para tratar os riscos de forma estratégica”, afirmou.
Na oportunidade, a diretora geral da APV, Elba Alves, agradeceu ao IGAM e a SEMAD por terem se prontificado a realizar a capacitação dos colaboradores da Agência. “Essa proximidade e parceria entre IGAM, SEMAD e Agência Peixe Vivo é muito importante para mantermos o aprimoramento profissional da nossa equipe, alinhada com a perspectiva do que tem sido realizado em Minas Gerais. Certamente os resultados dessa troca de conhecimentos serão positivos”, destacou Elba.
Compromisso e participação
A participação ativa dos colaboradores no treinamento, com a apresentação de suas dúvidas, estudo de casos e a realização de atividades práticas, demonstra o compromisso da equipe da APV na prestação de um trabalho de excelência com seus parceiros, com os Comitês de Bacia e órgãos gestores.
Para a coordenadora técnica da Gerência de Integração da APV, Ohany Vasconcelos, “a iniciativa da Agência em oferecer o treinamento em controle e gestão de riscos, em parceria com o IGAM e com a SEMAD, mostra seu compromisso em oferecer oportunidades aos funcionários de se manterem atualizados em temas tão importantes e atuais. Especialmente para mim, que estou na APV há mais de 10 anos, fica evidente o quanto já evoluímos e o quanto a equipe está engajada com a melhoria contínua do nosso trabalho”, disse Ohany.
Ao avaliar o treinamento, a analista da Gerência de Gestão Estratégica, Alcione Santos, relata que essa “foi uma importante oportunidade de conhecimento e também para que setores da Agência como a Gerência de Gestão Estratégica e a Gerência de Administração e Finanças, por exemplo, apliquem o gerenciamento de riscos nas demandas da entidade de forma integrada e atualizada”.
Também presente no treinamento, esteve Giuliane Carolina de Almeida Portes, analista ambiental da Gerência de Apoio às Agências de Bacias Hidrográficas e Entidades Equiparadas (GEABE) do IGAM.
Confira algumas fotos:
Texto e fotos: Daniel Brito / Assessoria APV