Agência Peixe Vivo participa de Jornada de Capacitação para Colegiados do SINGREH da ANA

29/03/2021 - 17:49

A Agência Peixe Vivo, por meio da Gerência de Integração, participa da inédita Jornada de Capacitação para Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). No dia 25 de março aconteceu a 1ª Roda de Conversa, cujo tema foi Processos de Mobilização e Eleição em Comitês de Bacias Hidrográficas.

“Falar de capacitação e comunicação é essencial, especialmente em um momento delicado como esse que estamos vivendo, quando todos estamos utilizando cada vez mais as plataformas virtuais para fins de comunicação”, disse Maurício Oliveira, colaborador da Peixe Vivo em Petrolina.

Para Maurício Oliveira a roda de conversa, que teve foco na representação e representatividade, foi muito proveitosa. “Nós da Peixe Vivo que trabalhamos diretamente com os membros das Câmaras Consultivas Regionais do CBHSF [Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco] precisamos ter a capacidade de incluir, afinal, lidamos com pessoas de segmentos diferentes, cada uma com suas particularidades. Não basta ser educado e tratar bem os membros. Temos que incentivar a participação e assegurar a inclusão nas atividades do Comitê. Isso faz com que a representação seja, de fato, representativa”, esclareceu.

A jornada de capacitação acontece até o mês de novembro de 2021, com um encontro virtual por mês. No total estão previstas dez rodas de conversa sobre temas estratégicos para membros de comitês de bacias e conselhos de recursos hídricos, além de técnicos de instituições que apoiam o funcionamento de comitês e conselhos. Essa iniciativa da ANA busca promover o intercâmbio de experiências sobre a atuação dos comitês na gestão das águas do Brasil e faz parte das Trilhas de Aprendizagem para Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos de Recursos Hídricos.

Os próximos temas a serem abordados são: Sustentabilidade Administrativa e Financeira no Funcionamento de Comitês Estaduais – Secretarias Executivas, Fontes de Recursos, Termos de Colaboração; Articulação entre Comitês Estaduais e Comitê Federal em uma mesma Bacia; Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Estaduais no Plano Nacional de Recursos Hídricos; Elaboração e Implementação de Planos de Recursos Hídricos – Desafios, Atribuições; Participação Social na Elaboração e na Implementação dos Planos de Recursos Hídricos; Formas de Apoio à Atuação dos Comitês Interestaduais – Contratos de Gestão e Termos de Colaboração, Articulação com Estados para Gestão da Bacia; Cobrança pelo Uso da Água – Metodologias para Cálculo e Experiências de Implementação e Aplicação dos Recursos da Cobrança – Manual Orientativo dos Planos de Aplicação Plurianuais (PAP).

*Texto: Luiza Baggio