Atividades culturais movimentam a Semana do Meio Ambiente 2010 em BH e região

semana do meio ambiente 2010
02/06/2010 - 18:15

O dia 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente e é comemorado em muitas cidades com atividades ao longo da Semana do Meio Ambiente. Em Belo Horizonte e região metropolitana não vai ser diferente. Diversos eventos e atividades estão programados para os próximos dias. São palestras, exposições, oficinas, shows, teatro e muito mais, para todos os tipos de idade e interesse. Confira!

A data de 5 de junho foi estabelecida desde que a ONU – Organização das Nações Unidas, realizou a famosa “Conferência sobre o Ambiente Humano”, em 1972, em Estocolmo. A conferência levantou questões e fez alertas importantes para as políticas ambientais já naquela época, propondo um Plano de Ações para orientar as atividades humanas e minimizar os impactos na natureza. Esse plano ficou conhecido como a declaração de Estocolmo. Confira o texto da declaração.

Semana do Meio ambiente Sisema / Feam – 08 a 13 de junho

Com o tema “Resíduo e Cultura”, a Semana de Meio Ambiente de Minas Gerais pretende apresentar o grande potencial do uso de resíduos como matéria prima para produções artísticas, destacando-se as obras de arte. As atividades serão realizadas entre os dias 08 e 13 de junho, em diferentes espaços de Belo Horizonte.

Confira a programação completa e mais informações.

Semana do meio ambiente de Matozinhos – 07 a 10 de junho

A prefeitura municipal de Matozinhos, por meio de suas secretarias e parceiros, promove a Semana do Meio Ambiente na cidade para refletir sobre as questões ambientais que incidem sobre o município e a região. Serão palestras, shows, teatro, exibições de filmes, distribuição de mudas, trilhas ecológicas e muitas outras atividades para estimular a consciência ambiental da população.

Confira a programação completa e mais informações.

Semana do Meio ambiente do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – 08 a 10 de junho

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizará diversas ações, como oficinas, curso, mostras de arte e vídeo, dentro das comemorações da Semana de Meio Ambiente de Minas Gerais, que este ano irá trabalhar com o tema “Resíduo e Cultura”. As atividades serão realizadas entre os dias 08 e 10 de junho, e acontecem em parceria com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Confira a programação completa e mais informações.

Semana do Meio Ambiente nos Centros Culturais de Belo Horizonte – 02 a 06 de junho

A Fundação Municipal de Cultura preparou uma série de atividades chamando atenção para a Semana do Meio Ambiente, que vai do dia 2 ao dia 16, em cinco dos seus Centros Culturais. São oficinas, exposições, teatro, filme e debates para promover, junto com a sociedade, uma reflexão sobre o assunto. A programação é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Confira a programação completa e mais informações.

Semana do Meio Ambiente Shopping Cidade e Prefeitura de Belo Horizonte – 31 de maio a 10 de junho.

O evento propõe uma série de palestras que irão discutir a educação ambiental de forma crítica e as possibilidades transformadoras da relação entre sociedade e natureza.

Confira a programação completa e mais informações.

Semana do meio ambiente do Greenpeace – 03 a 06 de junho

O Greenpeace realiza atividades em todo o Brasil para marcar a semana do meio ambiente. Em Belo Horizonte será realizada a exposição “Floresta Ameaçada”, que mostra como a bancada ruralista do Governo federal está ameaçando o Código Florestal (conjunto de Leis que protege as nossas florestas). Nos locais de exposição, os visitantes serão convidados a votarem “sim” pela proteção das florestas e dar um cartão vermelho para a bancada ruralista.

Exposição “Floresta Ameaçada”
Data: 03 a 06 de junho
Local: Shopping Del Rey (Av. Pres Carlos Luz, 3001 – Caiçara)