Capacitação de membros do CBH São Francisco é discutida em reunião da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP

05/06/2013 - 17:23

Os membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF estão reunidos desde ontem (04.3), em Recife (PE), na Escola Fazendária de Pernambuco – Esafaz. Entre os principais pontos em discussão, se destacam a formação e capacitação dos membros do Comitê e os investimentos em pesquisas sobre o rio São Francisco.

A reunião foi conduzida pela coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Lopes, e durante a discussão sobre a criação do Grupo de Trabalho – GT de Ciência e Tecnologia, houve entendimento sobre a necessidade de se realizar primeiramente um levantamento das pesquisas já realizadas sobre o Rio São Francisco, com posterior lançamento de edital convocatório para os interessados no apoio à continuidade de algumas dessas pesquisas.

Com relação à formação, ficou acordado que o CBHSF precisa de dois momentos formativos, com materiais diferenciados: um com informações básicas sobre o Comitê e outro com informações mais aprofundadas. O encaminhamento final foi no sentido de propor à Diretoria Colegiada – Direc a criação de uma resolução tratando dos pacotes de formação – básico e avançado.

O Plano de Aplicação Plurianual destinou R$ 240 mil para as quatro Câmaras Consultivas Regionais – CCRs aplicarem em formação e capacitação durante o ano de 2013, sendo R$60 mil para cada regional. Uma das possibilidades é a utilização desses recursos para momentos de formação e capacitação presenciais e a distância, em parceria com a Agência Nacional de Águas – ANA.

Ao apresentar as plataformas dos cursos de formação da ANA o superintendente adjunto de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos, Victor Sucupira, deixou claro que a prioridade da instituição é para Ensino a Distância – EAD e que existe a possibilidade de os membros do comitê solicitarem vagas dos cursos, salientando que “tem que ter solicitação e participação efetiva, porque não adianta a pessoa se inscrever e não participar”.

Além da coordenadora Ana Catarina Lopes, participaram da reunião Ailton Francisco da Rocha, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe; Melchior Carlos de Nascimento, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Hildelano Dalanusse Theodoro, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES; Elias da Silva, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pajeú; José Liberato de Oliveira, da Associação dos Geólogos da Bahia; Daniela Gureer Amorim, da Chesf; Victor Sucupira, da ANA; Marcelo Cauás Asfora, da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC; Marcos Antônio Oliveira, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e da Parnaiba – Codevasf; Cássio Araujo de Oliveira Rodrigues, do Ministério da Integração Nacional e Alberto Simon, da AGB- Peixe Vivo.

Veja fotos da Reunião:

Fonte: Assessoria de Comunicação CBH São Francisco