Caravana leva audiências públicas, visitas técnicas, palestras e eventos culturais em trecho do São Francisco entre Pirapora e Manga – em maio

29/03/2010 - 13:29

CIPE PROMOVERÁ CARAVANA DO SÃO FRANCISCO ENTRE 10 E 15 DE MAIO

A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (Cipe São Francisco) promoverá uma caravana para avaliar o andamento das obras de revitalização da bacia e discutir questões locais referentes ao rio, além de promover eventos culturais e de educação ambiental. A realização da caravana está prevista em requerimento aprovado em reunião da comissão nesta quinta-feira (25/3/10), de autoria do presidente da Cipe e do seu coordenador em Minas, deputado Paulo Guedes (PT).

A Caravana do São Francisco será realizada entre os dias 10 e 15 de maio, no trecho do rio compreendido entre Pirapora e Manga, no Norte de Minas. A programação dos trabalhos engloba audiências públicas, visitas técnicas em vários municípios, além de palestras e eventos culturais. Formada por parlamentares e autoridades convidadas, a caravana se deslocará a bordo do vapor Benjamin Guimarães e contará com equipes em terra para auxiliar nos trabalhos.

Segundo o deputado Paulo Guedes, a caravana é importante não somente para mobilizar a sociedade e ouvir as reivindicações das comunidades ribeirinhas, mas também para cobrar dos órgãos públicos estaduais e federais mais atenção com a bacia.

A Cipe – A Cipe é integrada por parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e também dos parlamentos de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, estados banhados pelo rio. Tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da bacia do São Francisco. O deputado mineiro Paulo Guedes (PT) é o presidente eleito para o biênio 2009/10; Antônio Passos (SE), o vice, e Elmar Nascimento (BA), o secretário. São integrantes efetivos por Minas os seguintes deputados, além de Guedes: Ana Maria Resende (PSDB), Antônio Carlos Arantes (PSC), Fábio Avelar (PSC) e Vanderlei Jangrossi (PP). Os suplentes são os deputados Almir Paraca (PT), Célio Moreira (PSDB), Doutor Viana (DEM), Tiago Ulisses (PV) e Wander Borges (PSB).

Confira a programação da caravana:

10/5/10 (segunda-feira)

* Pirapora – às 9 horas, haverá a abertura dos trabalhos. Às 10 horas, será realizada audiência pública para discutir o planejamento e a execução das obras federais e estaduais de revitalização do rio, bem como medidas para o fortalecimento da utilização do rio como hidrovia.

* Buritizeiro – às 14 horas, será feita uma visita técnica à estação de tratamento de esgoto. Às 15 horas, audiência para discutir questões relativas às comunidades ribeirinhas e ao programa de desenvolvimento sustentável da bacia.

11/5/10 (terça-feira)

* Ibiaí – às 14 horas, visita a obras de revitalização do rio.

* Cachoeira do Manteiga – noite, atividade cultural.

12/5/10 (quarta-feira)

* São Romão – às 10 horas, os deputados receberão demandas de lideranças da região.

* São Francisco – às 18 horas, audiência pública para discutir o planejamento e a execução das obras federais e estaduais de revitalização, o programa de desenvolvimento sustentável da bacia e questões relativas às comunidades ribeirinhas.

13/5/10 (quinta-feira)

* São Francisco – às 8 horas, visita às obras de revitalização. Em seguida, a caravana segue para Januária.

14/5/10 (sexta-feira)

* Januária – às 9 horas, audiência para discutir o planejamento e a execução das obras federais e estaduais de revitalização, o programa de desenvolvimento sustentável da bacia e questões relativas às comunidades ribeirinhas.

* Itacarambi – noite, atividade cultural.

15/5/10 (sábado)

* Matias Cardoso – às 11 horas, visita às obras de revitalização e a locais históricos.

* Manga – às 16 horas, audiência pública para discutir o planejamento e a execução das obras federais e estaduais de revitalização, o programa de desenvolvimento sustentável da bacia e questões relativas às comunidades ribeirinhas. Também serão avaliadas as medidas de revitalização: proteção de nascentes, criação de unidades de conservação, recuperação da mata ciliar e uso e conservação do solo rural.

Presenças – Participaram da reunião os deputados Paulo Guedes (PT), presidente da Cipe e coordenador da comissão em Minas; Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Padre João (PT) e Délio Malheiros (PV).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – www.almg.gov.br