Integridade e compliance em pauta na APV

16/01/2023 - 16:15

Em busca da contínua condução das atividades de forma ética e em conformidade com as leis e normas vigentes, gerentes e coordenadores administrativos e jurídico da Agência Peixe Vivo (APV) participaram, nesta quinta-feira (12/01), de uma palestra sobre compliance e integridade, ministrada por Lincoln Farias, mestre em Estudos Anticorrupção pela Academia Internacional Anticorrupção de Viena/Áustria e especialista em administração pública pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.


Na oportunidade, a equipe da Agência aprofundou conhecimentos e esclareceu dúvidas a respeito da implementação do Programa de Integridade, sobre o aprimoramento na Gestão de Riscos e sobre a implementação integral da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Lincoln, que possui formação no curso de Compliance Corporativa pela Universidade de Direito de Fordham de Nova York, destacou aspectos a serem observados na implementação desses três braços de aprimoramento de governança administrativa, sobretudo, “a definição de políticas e procedimentos, a instituição de um canal de ouvidora e denúncias e o treinamento e capacitação de todos os colaboradores”, afirmou.

Segundo a diretora geral interina da APV, Berenice Coutinho, a palestra chega em momento oportuno para contribuir com os trabalhos que já estão sendo realizados com foco em compliance e integridade pela equipe da Agência. “Nossa expectativa é, além do permanente atendimento às determinações normativas às quais estamos submetidos, promovermos a cultura ética e de integridade da APV em todos os seus processos e relacionamentos internos e externos, identificarmos e tratarmos vulnerabilidades e fatores de riscos e mitigá-los, difundirmos conhecimentos sobre integridade e compliance no cotidiano da Agência, reforçando a credibilidade pública da Agência e garantindo a conformidade e eficiência do nosso trabalho”.

Lincoln Farias

Atualmente gerente de integridade e riscos da CODEMGE, membro suplente do Conselho Fiscal da Copasa e professor do Centro de Estudos em Direito e Negócios da Fundação João Pinheiro (CEDIN), Lincoln Farias possui experiência como Chefe de Unidade de Controle Interno do Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais e Secretaria de Administração Prisional. Ainda no âmbito estadual, tem passagens como Auditor Interno pela Diretoria de Controle de Contratos de Gestão, Diretoria de Auditoria em Licitações e Contratos, Corregedoria, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

No âmbito federal e privado, passagens pela Agência de Nacional de Transportes Terrestres e Gerente Administrativo e Comercial da Empresa PS Carzetti.

Lincoln também participou em trabalhos de auditoria de grande repercussão e é um dos idealizadores do Plano Mineiro de Promoção à Integridade e desenvolvedor da “Campanha Corrupção Aqui Não”.


Assessoria de Comunicação da APV:
*Texto e foto: Daniel Brito