Jovens do Projeto Arte de Gente visitam Usina Hidrelétrica de Três Marias

23/05/2011 - 22:13

Os 25 meninos e meninas que estão no projeto Arte de Gente 2011, realizado pelo Instituto Opará, tiveram um compromisso importante na última quarta-feira, 18 de Maio. Ao invés de passarem a tarde nas oficinas de costura e serralheria, rotina diária, eles conheceram a Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias. 

Os jovens foram divididos em dois grupos e acompanhados por monitores/funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), responsável pela administração da usina. 

Mas antes de andarem pelos corredores, eles assistiram a um vídeo de capacitação sobre prevenção em segurança do trabalho, essencial em todos os setores da usina. 

Os grupos ainda conheceram espaços importantes da UHE, como as salas onde estão as seis unidades geradoras de energia, que foram inauguradas entre os anos de 1962 e 1969, e a sala de controle da usina.

Também foram orientados sobre como é o processo que transforma a força mecânica da água em energia. 

Uma das explicações que causou maior curiosidade foi sobre o vertedouro da usina, que só é aberto quando o nível da represa está acima do permitido ou quando é preciso regular o nível da água do Rio São Francisco abaixo da barragem. 

A visita à UHE faz parte do calendário oficial de atividades do projeto Arte de Gente, que também inclui palestras, capacitações, oficinas, exposições e dinâmicas de grupo, além de encontros com as famílias dos beneficiários.

Veja mais fotos da visita:

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)  Instituto Opará – Cultura, Meio Ambiente e Cidadania

(Fotos: ASCOM/Instituto Opará)