Ministério do Meio Ambiente disponibiliza publicações sobre Educação Ambiental, política e ação social em Recursos Hídricos

10/10/2011 - 21:31

As publicações do MMA foram lançadas em Bento Gonçalves-RS durante o I Encontro Formativo Integrado de Educação Ambiental para a Gestão de Águas. O Encontro, ocorrido em outubro de 2011, integra as ações de implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).

As publicações lançadas no encontro e agora disponibilizadas na internet para download são:

– Política de Águas e Educação Ambiental: processos dialógicos e formativos em planejamento e gestão de recursos hídricos (DOWNLOAD AQUI);

– Ciranda das Águas: tecendo boas práticas e apoio à ação local (DOWNLOAD AQUI).

Organizado em quatro capítulos, o livro “Política de Águas e Educação Ambiental”, estabelece um elo entre o primeiro seminário em Salvador (2009) e o segundo em Bento Gonçalves, trazendo reflexões sobre os desafios para a educação ambiental na gestão hídrica, enfocando metodologias para atividades dialógicas (capítulo 1), projetos e políticas (capítulo 2), gestão de águas e EA (capítulo 3) e abordando algumas das várias exitosas experiências no país, destacadas no quarto capítulo, denominado Saberes e Cuidados em Ação. Para baixar o livro, CLIQUE AQUI.

Ciranda das Águas

A outra publicação lançada na abertura do Encontro Ciranda das Águas: tecendo boas práticas e apoio à ação local, é fruto da parceria entre a SRHU/MMA, a ITAIPU Binacional e o Instituto ECOAR para a Cidadania. O livro Ciranda das Águas objetiva a identificação, valorização e difusão de boas práticas de gestão hídrica, enfocando, nesta primeira edição, o Programa ‘Cultivando Água Boa’ da Itaipu, mas também abordando outras experiências exitosas, a exemplo do Programa Água Doce (SRHU/MMA), Produtor de Águas (ANA), projetos de Cisternas, Barraginhas dentre outros. Juntamente como o gerente da SRHU, Franklin Júnior, estiveram presentes à solenidade o Sr. Nelton Miguel Friedrich, diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional, e a Sra. Miriam Duailib, Presidente do Instituto ECOAR para a Cidadania. Para baixar o livro, CLIQUE AQUI.

 

 

FONTE: Equipe de Comunicação para revisão do Plano Nacional de RNRH / Comunidade das águas.