Peixe Vivo participa de Seminário que une Agência de Águas do Brasil e da França

08/11/2019 - 20:49

A Agência Peixe Vivo, por meio da diretora-geral, Célia Fróes, participou do 1º Seminário de Intercâmbio Interagências, realizado no dia 06 de novembro, em São José dos Campos (SP). O objetivo do evento foi aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos e a troca de experiências.

O Seminário foi uma iniciativa da Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ), da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e da Agência de Água Loire-Bretagne (Agence de l’Eau Loire-Bretagne), da França, além do Escritório Internacional da Água, que coordena as atividades. No dia do evento, as três agências assinaram um termo de cooperação para estreitarem os laços na gestão da água.

“O evento foi importante para apresentar as ações da parceria e o que se conseguiu de avanço a partir dela. Conheci a parceria e a Peixe Vivo já está avaliando a possibilidade de uma futura cooperação. O principal objetivo da parceria é a troca de conhecimento e de experiências exitosas”, esclarece Célia Fróes.

A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, também participou do evento e demostrou interesse nesse tipo de parceria que visa aprimorar a gestão dos recursos hídricos.

Para o diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, aprender com a França será essencial para a melhoria da gestão da água no Brasil. “A grande importância deste acordo é exatamente conseguir fazer essa cooperação, aprender com o sistema francês, que é muito mais antigo, iniciado em 1968. É lógico que o aprendizado é sempre de mão dupla. Acho que será uma experiência incrível!”, avaliou.

Durante o evento foram apresentados o histórico e as perspectivas para a cooperação entre as agências, mesa-redonda sobre o panorama da atuação das agências, além de debates sobres os caminhos seguidos para o gerenciamento integrado das bacias e desafios das agências nos próximos anos.

 

*Texto: Luiza Baggio