Próximos projetos hidroambientais estão previstos para a região do Sub-médio São Francisco

24/07/2012 - 20:34

A Agência Peixe Vivo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco seguem no processo de contratação das empresas que irão executar os projetos hidroambientais previstos para a bacia este ano. Os 22 projetos inicialmente aprovados pelo Comitê para serem financiados com recursos da Cobrança pelo uso da Água estão sendo detalhados pela Agência Peixe Vivo para que as licitações e contratações possam ser realizadas. Confira a lista com os 22 projetos aprovados.

Até agora, já estão em processo de contratação ou licitação os seguintes projetos:

01 – Execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na bacia do Rio Jatobá, em Buritizeiro – MG;
02 – Execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na bacia do Córrego da onça, em Pirapora – MG;
03 – Execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na sub-bacia do Rio das Pedras e Córrego Buritis, em Guaraciama, MG;
04 – Execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na sub-bacia do Itaguari, em Cocos – BA;
05 – Execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na sub-bacia do rio Salitre, em Morro do Chapéu – BA;
06 – Execução das obras e serviços para recuperação hidroambiental na sub-bacia do Mocambo, em Curaçá – BA;

Próximos projetos para o Sub-médio São Francisco

Os próximos projetos a terem seus editais publicados estão previstos para a região do Sub-médio São Francisco, especificamente nos Municípios de Afogados da Ingazeira – PE, e em Brejinho – PE. Os projetos são:

– Recuperação Hidroambiental na Sub-bacia do Rio Pajeú (microbacia do Córrego do Onça) – Afogados da Ingazeira – PE
– Recuperação Hidroambiental das nascentes do Rio Pajeú – Brejinho – PE

Projetos hidroambientais

Os projetos hidroambientais são aqueles voltados para a recuperação e conservação de nascentes, cursos d’água e todo o ecossistema que alimenta e mantém vivos os nossos rios. São projetos que buscam a manutenção da quantidade e da qualidade das águas de uma bacia hidrográfica, preservando suas condições naturais de oferta de água. Se uma nascente ou pequeno riacho pode secar por estar desmatado, pisoteado ou assoreado, os projetos hidroambinetais atuam para evitar ou reverter essa degradação. De acordo com Alberto Simon, Diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, os projetos hidroambientais podem ser entendidos a partir de três linhas de ação:

1-    Proteção de nascentes com cercamentos;
2-    Adequação de estradas vicinais, com a construção de bacias de contenção de água de chuva (barraginhas);
3-    Construção de terraços e curvas de nível em morros e encostas.

Os Projetos Hidroambientais se diferenciam dos grandes projetos de saneamento básico e ambiental, que buscam a melhoria da qualidade da água através da coleta e tratamento dos esgotos. Os projetos hidroambientais se caracterizam pela ação pontual em pequenas áreas espalhadas por uma bacia hidrográfica, geralmente em suas nascentes, para garantir que suas condições naturais sejam preservadas.