Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias

29/03/2011 - 15:13

No dia 22 de março foi realizada mais uma Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias – CBH SF4, que também contou com programação em comemoração ao Dia Mundial da Água. No encontro, marcaram presença algumas lideranças importantes, como a do Prefeito de Três Marias e Presidente do Comitê, Adair Divino; os Secretários Silvia Freedman e Carlos Augusto de Carvalho, além do Superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Breno Esteves Lasmar.

A Secretária do Comitê do Entorno da Represa de Três Marias, Silvia Freedman, informou sobre a implantação do Plano Diretor de Recursos Hídricos na Bacia, que já está em fase de execução, além dos projetos ambientais protocolados no FHIDRO – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais. Os projetos previstos são direcionados à Complementação do Cadastro Nacional de Usuários de Recursos hídricos na Bacia e à Recuperação de Área Degradada no Pólo da Ardósia.

No evento, também tomaram posse os novos membros das Câmaras Técnicas do Comitê: A Câmara Técnica Institucional Legal – CTIL, a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC e a Câmara Técnica de Planejamento – CTPLAN. Além disso, também houve a eleição e posse do coordenador de cada Câmara para o mandato 2011/2013. O Prefeito e presidente do Comitê, Adair Divino, ressaltou a importância da criação das Câmaras Técnicas, onde os membros terão que assumir o compromisso de atuar efetivamente e buscar resultados eficazes dentro da Bacia Hidrográfica.

Na sequência da reunião, houve palestra sobre a proposta de implementação das atividades de fiscalização ambiental integrada no Estado de Minas Gerais quanto à utilização de Recursos Hídricos e Recursos Naturais, apresentada por Breno Lasmar. Logo depois, Ana Cristina da Silveira, Diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, apresentou a palestra com o tema: “Aplicação de Recursos Hídricos da Cobrança pelo uso da Água e Pagamento por serviços ambientais – PSA.”

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO: