A Agência Peixe Vivo participou do Seminário Sobre Pagamentos por Serviços Ambientais realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro em Belo Horizonte. O evento foi promovido pela AMDA – Associação Mineira de Defesa do Ambiente, em parceria com a FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, o IEF – Instituto Estadual de Florestas, o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, além da Polícia Militar e do Governo de Minas.
O Seminário reuniu experiências importantes sobre pagamentos por serviços ambientais em Minas Gerais e no Brasil, tais como os Projetos Grande Sertão, Bolsa Verde, Projeto Pandeiros, Projeto Ecocrédito, Produtor de Águas, entre outros. (Veja a programação completa)
No Seminário Cleide Pedrosa, Diretora Geral do IGAM, fez uma apresentação sobre a cobrança pelo uso da água e o pagamento por serviços ambientais focando na importância do crescimento da demanda pela água nas bacias hidrográficas de Minas Gerais e ainda informa que a cobrança está prevista para dezembro deste ano na Bacia do Rio Araguari, Bacia Rio do Piracicaba Jaguari e na Bacia do Rio das Velhas. (Veja apresentação)
Os recursos arrecadados pela cobrança serão aplicados obrigatoriamente na bacia e o processo de cobrança é um instrumento importante para fomentar o uso racional da água, estabelecer controle sobre os excessos ou desperdícios e levantar recursos para ações de recuperação e preservação da bacia. Segundo Cleide Pedrosa, “A maior parte dos recursos vai para projetos de tratamento de esgoto e obras nesse sentido, mas a prioridade é aumentar a oferta de água, a quantidade de água”.(Veja a entrevista)
Na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, a Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo – AGÊNCIA PEIXE VIVO é a entidade escolhida pelo Comitê para exercer as funções de Agência de Bacia e uma de suas atribuições é contribuir no desenvolvimento de ações para recuperação e preservação da água para as gerações atuais e futuras.
Veja vídeo com entrevistas gravadas durante o seminário:
Veja mais fotos do seminário:
Leia também:
SOBRE O PAGAMENTO