Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica se reuniu em Belo Horizonte nos dias 19 e 20 de dezembro

22/12/2011 - 14:31

A XX Reunião do Fórum Mineiro de Bacias Hidrográficas ocorreu nos dias 19 e 20 de dezembro de 2011, em Belo Horizonte. Representantes de diversos comitês mineiros compareceram à reunião, contribuindo de forma efetiva para as discussões e decisões previstas em pauta. Confira aqui a pauta da reunião.

Além dos representantes dos comitês, também estavam presentes os membros da equipe da Gerência de Apoio aos Comitês do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, e outros convidados.

Entre os itens da pauta, a discussão envolvendo o repasse de 7,5% dos recursos do Fhidro para os Comitês foi a que mais levantou questionamentos. Segundo informe do IGAM, a assessoria jurídica da SEMAD – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, estaria apontando uma fragilidade da lei que regulamenta o Fhidro. A recomendação foi referendada pela AGE – Advocacia Geral do Estado e diz que não há nos objetivos da Lei do Fhidro um item que permita esse repasse de 7,5% aos comitês, que estaria, portanto, comprometido. De acordo com Wilson Shimizu, representante do CBH Araguari e então Coordenador do Fórum, a impossibilidade de renovação dos convênios para que os comitês recebam ou continuem recebendo os recursos do FHIDRO pode ser “um grande retrocesso para a gestão dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais”. Confira entrevista com Wilson Shimizu (2’46”):

Entrevista Wilson Shimizu – CBH Araguari – Fórum Mineiro de Comitês by Agência Peixe Vivo

A reunião ainda contou com apresentação de projetos ambientais do Governo, com informes e balanços sobre a atuação do Fórum em 2011, entre outros assuntos.

Novos membros para a coordenação do Fórum Mineiro de Comitês

A XX Reunião do Fórum Mineiro de Comitês também elegeu os membros para a sua nova coordenação no biênio 2012/2013. Eleita com chapa única, a nova coordenação ficou definida com:

Coordenadoria:

Coordenador Geral – Hideraldo Buch – CBH Baixo Rio Grande
Coordenadora Adjunta – Alice Lorentz de Faria Godinho – CBH Rio Mucuri

Membros do colegiado:

Wilson Shimizu – CBH Rio Araguari
Sirléia Márcia Drumond – CBH Jequita e Pacui
Luciene Teixeira Martins – CBH Suaçui
Mariete Maria das Virgens – CBH Rio Mosquito

CONFIRA MAIS FOTOS DA REUNIÃO: