Divulgados editais para execução de projetos hidroambientais com recursos da cobrança pelo uso da água

barraginhas na região do São Francisco
16/05/2012 - 19:19

Os primeiros projetos a serem financiados com recursos da Cobrança pelo Uso da Água nas Bacias do Rio São Francisco e do Rio das Velhas já estão em fase de execução ou licitação pela Agência Peixe Vivo. Depois de um processo para definição de prioridades e elaboração de demandas pelos Comitês, a Agência Peixe Vivo começou a publicar as licitações e contratar as empresas que irão executar os projetos para recuperação hidroambiental nas bacias. Empresas de Engenharia Ambiental e Consultoria devem ficar atentas para participar dos processos, que na sua maioria são para execução e prestação de serviços para recuperação hidroambiental, como o cercamento de nascentes, a construção de bacias de contenção, conhecidas como barraginhas, a abertura de aceiros, a catalogação de passivos ambientais, entre outros.

Licitações abertas para projetos na Bacia do São Francisco

Atualmente estão abertas duas licitações para contratação de empresas para execução de obras e serviços de recuperação hidroambiental na Bacia do São Francisco. Eles serão os primeiros projetos executados de um total de 22, todos identificados por uma consultoria contratada pela Agência Peixe Vivo e que tiveram acompanhamento e aprovação do Comitê.

Segundo Alberto Simon, Diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, a previsão é que até o final do ano possam ser contratados e executados pelo menos mais 10 projetos em toda a Bacia do São Francisco. “Existe sempre uma maior dificuldade para os primeiros projetos, mas ainda em 2012 iremos avançar bastante nestas contratações”, afirma Simon.

Os editais com os processos licitatórios para os projetos na Bacia do Rio São Francisco podem ser acessados pelo site da Agência Peixe Vivo no link https://agenciapeixevivo.org.br/index.php/contratos-de-gestao/contrato-no-14ana2010/atos-convocatorios.html

Projetos em execução na Bacia do Rio das Velhas

Na Bacia do Rio das Velhas dois projetos já foram aprovados pelo Comitê, passaram por licitação na Agência Peixe Vivo e já estão sendo executados. Um deles é o “Projeto de Valorização dos cursos d’água em Áreas Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata”. O outro é o “Projeto de Valorização das Nascentes Urbanas do Ribeirão Arrudas e do Ribeirão do Onça”. As empresas contratadas e que estão realizando os projetos são a “Rio das Velhas Consultoria Ambiental” e a “LUME Estratégia Ambiental”, respectivamente.

Fossas Sépticas no Rio das VelhasOs dois projetos em execução fazem parte de uma série de propostas levantadas pelos subcomitês da Bacia do Rio das Velhas e que estão sendo detalhadas e preparadas pela Agência Peixe Vivo para contratação. A idéia é que todos os subcomitês do Rio das Velhas sejam contemplados com projetos. Confira mais informações sobre os Subcomitês e os projetos do Rio das Velhas.

Atualmente está em fase de finalização mais um processo licitatório para a contratação de consultoria que irá realizar levantamentos para projetos de recuperação ambiental na Bacia do Rio Taquaraçu, no Rio das Velhas. Outros projetos também serão abertos para licitação nos próximos meses.

Para a Bacia do Rio das Velhas também foi contratada recentemente uma consultoria para elaboração do plano municipal de saneamento básico da cidade de Ouro Preto – MG, cidade que abriga a nascente do Rio das Velhas.

Os editais com os processos licitatórios para os projetos na Bacia do Rio das Velhas podem ser acessados pelo site da Agência Peixe Vivo no link https://agenciapeixevivo.org.br/index.php/contratos-de-gestao/no-03igam2009/atos-convocatorios.html