Agência Peixe Vivo mergulha na exposição Água na Oca

19/05/2011 - 21:01

Agência Peixe Vivo foi até São Paulo para entrevistar o curador científico Mário Domingos, um dos responsáveis pela exposição “Água na Oca”, que ocupou o pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera.

O evento teve origem na mostra “Water: H2O=Life” apresentada em 2007, no prédio no Central Park West, em Nova York, e no Brasil é organizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Museu de História Natural de Nova York. De forma inteligente conseguiu unir arte, ciência, tecnologia e informação.

Com objetivo de difundir a cultura científica, a exposição separou os quatro andares do pavimento em atrações interativas, exposição de obras de arte e fotografias, maquetes de embarcações, peças de acervo museológico, aquários reais e virtuais e instalações audiovisuais. Um dos grandes desafios da exposição foi sem dúvida, fazer um “recorte” do tema ÁGUA de forma lúdica e consciente, ressaltou Mário Domingos.

O subsolo foi batizado de Desaguar e recebe obras de arte. No térreo, o visitante encontra o Mundo d’água, que trata das relações entre a água, a vida e o planeta, suas propriedades, problemas e potenciais. Neste espaço a grande atração são as atividades que entretém e ensinam ao mesmo tempo.

Confira o vídeo oficial da Exposição

O primeiro andar do pavimento é chamado de Infiltração e apresenta a relação entre a água e cidadania, política e consciência ambiental. E para deixar essa ideia ainda mais real, uma das instalações simula um barraco em meio a uma enchente. A Última Fronteira está no segundo andar. É lá que ocorre a exibição de um filme sobre as profundezas dos mares, onde tem as espécies em extinção e dura aproximadamente oito minutos.

Na entrevista foram discutidos vários temas, “como fazer para disseminar a conscientização sustentável, cobrança pelo uso da água, a importância dos Comitês de Bacias, a especialização necessária dos profissionais de comunicação na área de recursos hídricos e o Brasil avançando nas discussões ambientais,” enumerou Mário Domingos.

Veja a entrevista concedida à Agência Peixe Vivo:

Confira mais fotos da Exposição: