Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco se reuniu em Belo Horizonte para discussões importantes

21/02/2013 - 13:17

Os membros da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – CCR Alto SF, vinculada ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, reuniram-se no dia 19 de fevereiro, em Belo Horizonte, para discutir sobre os assuntos previstos na pauta do dia.

Além dos membros da CCR Alto e da equipe da Agência Peixe Vivo, a reunião contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, que falou sobre as atividades do comitê em 2012, ressaltando itens como o Plano de Aplicação Plurianual aprovado na última Reunião Plenária, a reformulação do Regimento Interno que já está em discussão e sobre o processo eleitoral para renovação dos membros do Comitê que será iniciado nas próximas semanas.

Funcionamento do escritório da CCR Alto São Francisco

Um dos pontos discutidos e encaminhados na reunião foi sobre a situação do escritório da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, que havia sido fechado no segundo semestre de 2012 por determinação da ANA – Agência Nacional de Águas. Após discussões dos membros da CCR Alto SF, ficou definido que o escritório será reaberto e irá funcionar em Belo Horizonte, utilizando as instalações da sede da Agência Peixe Vivo e da ABES MG – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Minas Gerais.

Projetos financiados com recursos da cobrança na bacia

Entre outros assuntos, a reunião contou com a apresentação do Diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon, a respeito dos projetos aprovados pelo Comitê do Rio São Francisco que já estão sendo contratados pela Agência com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia, com enfoque para os projetos previstos para a região do Alto São Francisco. Alberto falou do andamento das intervenções já contratadas, dos projetos que estão em processo de licitação e dos procedimentos para a seleção dos próximos projetos pelo Comitê para o próximo ano.

Participação dos Comitês afluentes no Comitê Federal

Entre as discussões sobre as alterações no regimento interno do CBH Rio São Francisco, merece destaque a solicitação colocada em pauta por Regina Greco, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará – CBH SF2, que reivindica uma maior participação dos comitês afluentes do São Francisco nas decisões do Comitê Federal. A solicitação, corroborada pelos outros presidentes de comitês afluentes presentes na reunião, foi compartilhada com os membros da CCR Alto SF e será transmitida às outras instâncias do Comitê para os devidos encaminhamentos.

Confira mais fotos da reunião: