A Agência Peixe Vivo publicou edital para contratação de empresa que irá executar mais um projeto hidroambiental na Bacia do Rio das Velhas. Desta vez, a sub-bacia a receber o projeto é do Rio Itabirito, localizado na região do alto Rio das Velhas. O projeto a ser licitado prevê a “Contratação de serviços técnicos especializados para realização do diagnóstico das pressões ambientais na Bacia do Rio Itabirito”.
Segundo o Termo de Referência do edital, os objetivos gerais do projeto são “a realização de um diagnóstico técnico das pressões e impactos ambientais existentes sobre recursos hídricos na bacia do rio Itabirito e elaborar relatório técnico que irá orientar gestores, usuários e habitantes da bacia, sobre quais são as alternativas mais viáveis para serem implantadas a fim de se controlar as pressões e impactos diagnosticados”.
As empresas e instituições com experiência em trabalhos na área ambiental que estiverem interessadas devem ficar atentas aos detalhes do projeto descritos no Ato Convocatório Nº 18/2012. O Ato pode ser acessado CLICANDO AQUI, ou pelo site da Agência Peixe Vivo na página com os atos convocatórios relativos ao Contrato de Gestão 03/2009 – Ato Convocatório Nº18/2012.
Confira os objetivos específicos do projeto previsto para a Bacia do Rio Itabirito:
– Levantamento de dados secundários provenientes do monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas na bacia do rio Itabirito.
– Levantamento de dados secundários relativos à vazão na bacia do rio Itabirito para posterior desenvolvimento de estudos de regionalização da vazão de referência (Q7,10).
– Levantamento de dados para caracterização da disponibilidade hídrica subterrânea na bacia do rio Itabirito correlacionada aos domínios hidrogeológicos mapeados na bacia.
– Levantamento da evolução dos usos outorgados na bacia do rio Itabirito para posterior confecção de um estudo contendo o balanço entre disponibilidades e demandas (superficiais e subterrâneas) nesta bacia.
– Coleta e análise de água para caracterização da influência da presença de focos erosivos na bacia e do despejo de esgoto sanitário nos cursos d’água.
– Analisar as áreas de pressão e impacto ambiental das atividades antrópicas e suas consequências na qualidade das águas da Bacia do Rio Itabirito.
Projetos Hidroambientais na Bacia do Rio das Velhas
Os projetos hidroambientais previstos para a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas foram definidos e aprovados pelo Comitê e estão sendo contratados pela Agência Peixe Vivo com recursos da cobrança pelo uso da água. Para definir os projetos, o Comitê e a Agência Peixe Vivo receberam as propostas dos Subcomitês organizados na Bacia do Rio das Velhas, em um processo democrático proposto pelo Comitê que contou com oficinas de projetos e outras atividades. Por enquanto, já estão sendo executados projetos nas Bacias do Ribeirão do Onça, do Ribeirão Arrudas, do Ribeirão da Mata e do Rio Taquaraçu. Conheça mais sobre os projetos no site do CBH Velhas.
Entenda os projetos Hidroambientais
“Os projetos hidroambientais são aqueles voltados para a recuperação e conservação de nascentes, cursos d’água e todo o ecossistema que alimenta e mantém vivos os nossos rios. São projetos que buscam a manutenção da quantidade e da qualidade das águas de uma bacia hidrográfica, preservando suas condições naturais de oferta de água. Se uma nascente ou pequeno riacho pode secar por estar desmatado, pisoteado ou assoreado, os projetos hidroambientais atuam para evitar ou reverter essa degradação. De acordo com Alberto Simon, Diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, os projetos hidroambientais podem ser entendidos a partir de três linhas de ação:
1- Proteção de nascentes com cercamentos;
2- Adequação de estradas vicinais, com a construção de bacias de contenção de água de chuva (barraginhas);
3- Construção de terraços e curvas de nível em morros e encostas.
Os Projetos Hidroambientais se diferenciam dos grandes projetos de saneamento básico e ambiental, que buscam a melhoria da qualidade da água através da coleta e tratamento dos esgotos. Os projetos hidroambientais se caracterizam pela ação pontual em pequenas áreas espalhadas por uma bacia hidrográfica, geralmente nas regiões de nascentes, para garantir que suas condições naturais sejam preservadas. “
Fonte: Comunicação Agência Peixe Vivo