Pelo menos 20 propostas poderão concorrer aos projetos hidroambientais previstos para o Alto São Francisco

01/10/2012 - 22:29

Onze empresas se apresentaram na manhã do dia 27 de setembro, no município de Pompéu, para participar da visita técnica prevista em edital da Agência Peixe Vivo para a execução de projetos hidroambientais na Região do Alto São Francisco. No mesmo dia, na parte da tarde, foi a vez da visita técnica para o projeto previsto no município de Morada Nova de Minas, onde nove empresas compareceram.

Confira mais detalhes sobre o edital e os projetos previstos para os dois municípios: CLIQUE AQUI.

O membro titular do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e representante da Prefeitura Municipal de Pompéu, Luciano de Sousa Lino, disse que há um anseio muito grande para efetivar as ações desse primeiro projeto, uma vez que o dinheiro é público. “É necessário mostrar isso para o Brasil, mostrar onde está sendo investido o dinheiro e com muita responsabilidade. E dessa forma reverter o recurso que é cobrado pelo uso da água em ações que vão realmente revitalizar, preservar e conservar o solo e a bacia do São Francisco”. Luciano disse que iniciar as obras no município de Pompéu é um privilégio e é necessário conscientizar o produtor rural de que isso não é um custo, e sim um investimento para produzir água.

A Secretária Municipal de Apoio Institucional e Projetos do Município de Morada Nova de Minas, Giovana de Souza Sampaio, disse que a cidade foi contemplada com esse recurso através da indicação do Comlago – Consórcio dos municípios do lago de Três Marias, ao qual o município faz parte. De acordo com Giovana, Morada Nova de Minas é o município da região com a maior extensão de água. “A perspectiva da execução desse projeto é muito boa e o benefício vai ser muito grande, pois a nossa área de estradas vicinais tem uma extensão enorme, a demanda é grande, a mão de obra é escassa e tem muitas fazendas”. A Secretária disse ainda que a construção das barraginhas vai ser uma inovação para os produtores, assim como o cercamento de nascentes.


 
As empresas que participaram da visita técnica têm até às 14 horas do dia 16 de outubro para entregar as propostas. A abertura das propostas será realizada nesse mesmo dia, às 14:30, na sede da Agência Peixe Vivo, situada à Rua Carijós, nº 166, 5º andar, Centro de Belo Horizonte.

Confira mais detalhes sobre o edital na página de Atos Convocatórios da Agência Peixe Vivo, ATO CONVOCATÓRIO Nº 19/2012.

Veja mais fotos da visita técnica em Morada Nova de Minas:

Veja mais fotos da visita técnica em Pompéu:

Fonte: Assessoria de Comunicação Agência Peixe Vivo